Quem olha para o estilista Lindembergue Fernandes não imagina de cara que ele é uma das principais personas da moda cearense. De aparência minimalista, sorriso disposto e olhos quase celestiais, Lili, como é conhecido pelos amigos, é o retrato da gentileza. Criado pela mãe para ser padre; e sobrinho de uma freira, a Irmã Costa, tem devoção por Nossa Senhora de Fátima e vai a missa sempre que pode. Não a toa, a fé é uma das principais influências de suas coleções autorais. A outra é o universo LGBTQ+

Esse antagonismo percorreu a cabeça do designer durante a adolescência, mas segundo ele, o Deus em que acredita é pai e não um padrasto raivoso. “Lembro que li em algum lugar que Deus nos ama da maneira que somos e não como deveríamos ser.” Explica.

Lindembergue é casado há 5 anos como o designer de interiores Alex Martins, os dois, criam os gatos Bento e Chico, mas há outro casamento ainda mais longo no currículo do estilista, esse de 10 anos, com a marca DLT.

Com peças cheias de informações de moda, a DLT é uma das marcas cearenses mais lembradas pelo público, a parceria entre os dois começou aos poucos, em uma época antes mesmo dos metrossexuais, a moda masculina era bastante limitada; na primeira coleção que assinou ouviu do diretor Alexandre Magno que não fizesse tantas mudanças, mas o sucesso das vendas foi tanta que logo teve carta branca para criar livremente. Quando perguntado como concilia a moda autoral com a comercial, o criador recita: moda autoral é meu estado de espírito, a comercial é o estado de espírito das pessoas”.

Lindembergie Fernandes é o estilista mais esperado no Dragão Fashion Brasil, a maior semana de moda autoral da America Latina, seus desfiles tem lotação máxima e são um verdadeiro show, nada ali é por acaso, as coleção são cheias de questionamentos sociais e políticos e são capazes de arrancar lágrimas da platéia. Ele também assinou o figurino do ator Silvero Pereira em Cannes.

Para o futuro do país, Lili espera mais amor e tolerância, para o futuro da moda, ele aposta em uma era pós tecnológica, com tecidos  sustentáveis e roupas que durem mais tempo no guarda-roupa.

Confira mais sobre o trabalho de Lindembergue no instagram da DLT: 

E mais sobre ele em IG pessoal