Anália Timbó, bailarina, professora e presidenta da Associação Vidança Cia. de dança do Ceará, em Fortaleza (CE), foi selecionada para fazer parte da Rede Gerando Falcões, onde será treinada e acompanhada pela Falcons University, ajudando no seu desenvolvimento como líder social. “Todo os dias de minha vida tenho me ocupado em oportunizar formação artísticas para grupos pauperizados. Devo continuar a fazê-lo, cada vez com mais empenho e com experiência, articulando outros profissionais para trabalhar neste sentido junto a mim.” explica Anália.

Anália Timbó é presidente da OSC Vidança, que funciona no bairro Vila Velha e trabalha dança e arte viso manuais com 200 crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade. O grupo já foi homenageada pela 11ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, em 2013, recebendo a Comenda Madre Tereza de Calcutá. Também reconhecida pelo Celebration Woman Brazil Foundation Gala, em Nova York, 18 de setembro de 2014, além de ser homenageada em reportagem especial e em eventos da Revista VÓS, de 2017. Recebendo todos esses reconhecimentos, Anália ainda sonha em fazer mais “Meu maior sonho é tornar sedimentado um trabalho coletivo em arte especialmente em dança, superando as circunstâncias limitantes e a fugacidade dos interesses que possam prejudicar uma formação mais permanente.”

O Brasil é o sétimo país mais desigual do mundo, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Com uma distribuição de renda tão desigual, o número de criminalidade nas comunidades é grande. Mediante a isso, os próprios moradores se mobilizam para enfrentar as poucas oportunidades oferecidas aos cidadãos em situação de vulnerabilidade. Foi pensando nessa problemática que a Vidança surgiu com esse propósito, o de proporcionar o estudo da Dança como linguagem e possibilidade expressiva e profissional mudando realidades.

Gerando Falcões:

A Gerando Falcões University é uma organização social sem fins lucrativos, com um sistema de rede, atuando no desenvolvimento e expansão de projetos sociais dentro de periferias e comunidades brasileiras. As áreas de atuação são a formação básica, cultural e esportiva de crianças e adolescentes, além da capacitação de jovens e adultos para o mercado de trabalho.