Cortejos, escolas de samba e blocos culturais também fizeram parte do evento.
O Carnaval de Aracati 2025 se consolidou como o maior evento do estado, movimentando toda a região e atraindo cerca de 400 mil pessoas para as ruas e avenidas, entre foliões locais e turistas. Durante os dias de folia, Aracati viveu um verdadeiro espetáculo de cultura, arte e tradição, destacando-se como um importante polo cultural e turístico do Ceará.
A festa, que tem suas raízes na rica cultura local, foi um espaço de valorização dos cortejos, desfiles das escolas de samba e dos grupos carnavalescos, com apresentações que encantaram o público e exaltaram o espírito carnavalesco de Aracati.
Este ano, o evento também teve um toque especial de emoção com a homenagem ao mestre José Hélio, aos 82 anos, figura ícone da tradição do Carnaval de Aracati, e seus famosos bonecos gigantes, que desfilaram pela avenida, trazendo à tona a memória afetiva de várias gerações.
Além de ser um evento cultural de extrema importância, o Carnaval de Aracati também se destacou pela sua vertente solidária. Em parceria com o Sesc Mesa Brasil e o camarote Duu Ze, o carnaval arrecadou 7 toneladas de alimentos que serão destinados a instituições de caridade, reforçando o compromisso com a solidariedade e o bem-estar da comunidade. O camarote Duu Ze, inclusive, proporcionou entradas solidárias, incentivando a participação de todos os foliões.
Fatima do Carmo, Secretária de Desenvolvimento, afirma a importância de ações como essa: “Agora além de sermos o maior carnaval do Ceará também somos o mais solidário, é muito importante pensar no outro”
Ela também reforça a importância de leis como a do Mecenato apoiar eventos públicos: “As empresas olharem para festas públicas é uma forma de compartilhar a alegria com o povo do Ceará”. Afirma.
O Carnaval do Aracati teve apoio a Lei de Mecenato, que possibilitou a participação de empresas privadas no financiamento do Carnaval. A parceria entre o setor público, o privado e as diversas entidades culturais tem mostrado a importância de iniciativas coletivas para a continuidade e crescimento de eventos de grande porte como este. O investimento de empresas privadas no apoio à cultura e aos eventos locais é fundamental para a manutenção de tradições e para o fortalecimento do turismo e da economia da região.
Assessoria de Imprensa
Diego Gregório