Hoje, a ferramenta queridinha do Instagram completa 2 anos. No decorrer desse período, o Instagram Stories tem permitido aos usuários compartilhar fotos e vídeos acompanhados dos mais variados artifícios. De acordo com o site Tech Tudo, cerca de 400 mil usuários utilizam a ferramenta diariamente. Entre recursos como SuperZoom, Gifs e Boomerang, as publicações são postadas e permanecem visíveis por até 24 horas.    

Desde 2016, o Instagram Stories percorreu um longo caminho até se tornar o que é hoje. Foram incontáveis recursos disponibilizados, testados e melhorados. Confira agora uma linha do tempo com as principais mudanças da ferramenta:

Novembro de 2016

Após três meses de funcionamento, o Instagram Stories investiu em novidades que perduram até os dias de hoje. A partir dessa época, tornou-se possível mencionar outras contas nas publicações do Stories, deixando a plataforma mais interativa. Além disso, os usuários passaram a ter a possibilidade de trocar mensagens, com certa privacidade, por meio da função Direct, já que as fotos e os vídeos enviados pela ferramenta desaparecem logo após a primeira visualização do destinatário. As transmissões ao vivo também estrearam em novembro desse ano.

Para a produção de vídeos, o Instagram Stories disponibilizou a função Boomerang na própria plataforma, dispensando a necessidade de aplicativos externos para conseguir o efeito desejado.

Outubro de 2017

Em outubro, o SuperZoom chegou no Instagram Stories com mais novidades para as produções de vídeos. As opções “Dramático”, “Batidas”, “Programa de TV” e “Vai e Volta” transformam o registro do usuário em uma produção com movimento, som e cores, animando a gravação e criando possibilidades de interações curiosas e divertidas com a cena registrada.

O usuário também passou a poder compartilhar simultaneamente os registros do Stories tanto no Instagram, como no Facebook, plataforma que já apresenta ferramenta semelhante aos Stories.

Janeiro de 2018

Logo no começo deste ano, os GIFs apareceram. As imagens animadas reforçaram ainda mais a proposta interativa entre ferramentas da plataforma e produções dos usuários. Os enfeites são variados e incluem desde simples desenhos até personagens de séries e filmes.  

Além de todos os recursos apresentados, o Instagram Stories disponibiliza, atualmente, diferentes possibilidades para textos, sendo permitido a edição de fontes, cores e efeitos. A plataforma apresenta também ferramentas de customização com pincéis, stickers e emojis. Mantendo sempre a interatividade entre usuários, o Instagram Stories tem investido em novidades como enquetes e a opção de “Faça uma pergunta”. Nas fotos, os filtros que transformam os rostos nas imagens registradas fazem sucesso.