quarto de irmão e irmã

Foto: Pinterest

Dividir o quarto com o irmão ou a irmã pode não parecer divertido à primeira vista. No mesmo ambiente, as crianças têm de acomodar diferentes brinquedos, roupas e livros e tentar encontrar espaço para sua individualidade. Se a diferença de idade entre elas for grande, ou as personalidades forem muito diferentes, por exemplo, há muita chance de, a qualquer hora, haver uma briga por causa do espaço. Mas há algumas dicas de organização que vão ajudar a transformar o quarto dos filhos em um lugar de harmonia e respeito das diferenças.

Muitas crianças sonham em ter seu próprio quarto, decorado de acordo com seu gosto. Contudo, muitas vezes isso não é possível, por não haver um cômodo extra na casa. Por isso, os pais têm de adaptar o espaço comum, criando um ambiente que delimite os objetos e respeite os interesses de cada criança. Uma boa ideia é incluir os filhos na escolha da decoração. Durante o processo, eles podem dar algumas sugestões de cores e papéis de parede, bem como ajudar a escolher os móveis, por exemplo.

Caso o quarto seja dividido entre dois irmãos ou duas irmãs, um tema e uma cor mais masculina ou feminina pode ser estabelecida entre eles, de acordo com o que gostam. Já quando o quarto vai acomodar um casal de irmãos, o desafio é transformar o espaço em um ambiente neutro. Pode-se escolher pintar as paredes de amarelo, ou verde-claro, e decorar o espaço com um tema unissex como, por exemplo, desenhos de animais. Crianças adoram corujas, pinguins ou girafas e, no mercado há papéis de parede ou adesivos que vão deixar o ambiente lindo e, ao mesmo tempo, ao gosto de meninos ou meninas.

Se a diferença de idade entre os filhos for muito grande, não privilegie o gosto de um deles, em detrimento do outro. Uma criança de 12 anos não gostará de ver o ambiente decorado com um tema muito infantil, enquanto uma criança de 5 anos desejará ter enfeites e brinquedos próprios à sua idade, espalhados pelo quarto. Busque equilibrar a decoração e, nesse caso, crie uma divisória através de móveis planejados, para que cada um dos filhos se sinta respeitado.

Tenha dois baús, um para cada criança, com o nome escrito do lado de fora. Lá será um espaço próprio para guardar brinquedos, livros, revistas, ou outros objetos que não elas queiram misturar. Outra dica é ter roupas de cama diferentes para cada uma delas. Os lençóis, almofadas e edredons podem até combinar. Você também pode colocar, de cada lado do quarto, uma prateleira com fotos de cada filho, bem como um quadro com um desenho ou uma pintura feita por eles.

Através de dicas simples, é possível transformar o quarto das crianças em um lugar de boa convivência. No futuro, elas vão lembrar com saudade das histórias e experiências vividas naquele espaço comum, numa relação que só existe entre irmãos. Além disso, outro benefício de se dividir o mesmo ambiente é o de educar as crianças para aprenderem a respeitar as diferenças e o espaço das outras pessoas.

Foto: Pinterest

Texto desenvolvido pela equipe da OMO.

~~~

Blog iMãe
No facebook: www.facebook.com/imaeblog
No instagram: @blogimae
No twitter: @imamaeblog

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles