
Frota do sistema de transporte de urbano de Fortaleza (Foto: Divulgação)
Fortaleza – Nesta quarta-feira (13/12), cerca de 10 fraudadores de Bilhete Único foram presos em flagrante no Centro pela Policia Civil do Ceará.
Segundo o Sindiônibus, o sindicato das empresas, houve denúncias de passageiros e operadores. Os presos estão no 34° Distrito Policial, na rua Princesa Isabel, no Centro.
Como funciona a fraude
Em linhas gerais: as gangues adquirem vários cartões, põem poucos créditos e ficam dentro dos ônibus vendendo integrações.
Basta pagar a passagem ao cobrador a primeira vez. Da segunda vez em diante ele vende por R$ 2,00 para várias pessoas.
O Sindiônibus só constata a trapaça depois, pela biometria ou pelo número de vezes que um mesmo cartão foi passado.
Não há nenhuma restrição ao uso repetido do cartão por pessoas diferentes, seguidas vezes.