A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – Regional Ceará (SOBED – CE) e a Cooperativa de Endoscopia do Ceará (COOPEND-CE) lançam campanha de conscientização em defesa da realização do exame de endoscopia apenas por profissional médico qualificado para a função.

Com o slogan “Endoscopia, exame seguro nas mãos de um especialista”, a iniciativa pretende reforça e alertar sobre a importância da realização do exame apenas pelo médico com formação especializada para a prática. Para o presidente da SOBED – CE, médico Paulo Ponte Prado, a população do Ceará precisa ser alertada e informada sobre a realização do exame endoscópico de maneira segura. “A nossa preocupação é com a segurança do paciente e com a maneira correta e eficaz para a realização do exame e do tratamento”, reforça.

Quando o exame não é realizado pelo profissional habilitado, podem ocorrer algumas complicações, principalmente decorrentes da sedação anestésica, bem como a falta de habilidade na técnica de introdução do aparelho e visualização, o que vai implicar na qualidade do diagnóstico.

A campanha coincide com o dia nacional do endoscopista, comemorado em 25 de julho. Como parte da programação, será realizada, quarta-feira, a partir das 8h, em parceria com o Hospital Geral Dr. César Cals, um dia inteiro voltado para a realização de exames de endoscopia.

Ao todo, cerca de 40 pacientes previamente agendados e com indicação para o procedimento passarão por exames de endoscopia. Também serão entregues folhetos educativos e haverá ainda apresentação de vídeo sobre a importância do exame e da escolha de um profissional responsável por realizá-lo.

Tagged in:
, , ,

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles