A nova marca do Senac, lançada em agosto de 2012, foi agraciada, na última semana, com o Prêmio Rebrand, que escolhe as 100 marcas que mais se destacaram ao reposicionar suas identidades visuais.
O prêmio estuda casos de transformação de marcas e premia as melhores em diferentes categorias. O Senac foi vencedor na categoria Mais Notável.
O processo de mudança da marca foi capitaneado pelo Departamento Nacional (DN) do Senac e teve início em 2010, com a constituição de um Grupo de Trabalho formado por técnicos de Marketing e Comunicação do DN e de alguns dos Departamentos Regionais.
O grupo se envolveu em todas as etapas do processo até o lançamento da campanha, em agosto de 2012 – contando, para dar vida à nova marca, com a expertise do escritório de design Packaging Brands, vencedor da licitação.
Ao longo de 66 anos, o Senac fez três mudanças de marca unificada em sua história:
A primeira marca foi no fim da Segunda Guerra e do governo Vargas. Era a década do orgulho nacionalista e, por isso, a primeira marca, em 1946, era uma bandeira do Brasil, associando a educação profissional a um sentimento comum aos brasileiros: o amor à pátria.
Em 1969, época de grandes avanços tecnológicos e científicos, a marca foi substituída por uma figura abstrata de quadrados que, durante um bom tempo, eram símbolos de modernidade. A proposta era fixar na mente do consumidor uma ideia de segurança e solidez, que não deixaram de ser até hoje atributos da Instituição.
A marca nascida em 2012 marcando mais um capítulo na história do Senac. É a vez da unidade e do fortalecimento do Sistema, um passo para ações estratégicas que permitem à Instituição continuar transformando o cidadão e promovendo a inclusão social por meio da educação profissional.