O banco Santander desenvolveu, em parceria com a empresa do segmento de gamificação Aennova Decisionware, um jogo virtual com o objetivo de integrar os novos estagiários.
A nova plataforma de integração, denominada “Estagiário Santander – O Jogo”, foi criada com a colaboração dos próprios estagiários da instituição, que contribuíram com o conteúdo do serious game. Mais de 500 estagiários já concluíram o game, que conta com uma linguagem próxima a de histórias em quadrinhos.
A iniciativa, que se trata do primeiro formato gaming da instituição, partiu da necessidade do banco de ter uma ferramenta mais atual onde o estagiário – ao ser contratado – pudesse acessar, para ter informações sobre o Santander e, assim, conhecer a instituição.
“Sentimos a necessidade de falar a mesma linguagem do público jovem”, explica Renata Beretta, Superintendente de RH do Santander, que afirmou que a empreitada de criar um curso mais dinâmico e interativo corresponde às características das gerações Y e Z, que integra a grande maioria dos estagiários.
O Diretor-Executivo da Aennova, Sunami Chun, ressalta que o game promove não somente engajamento e motivação entre os jovens, mas que se trata de um ambiente de aprendizado eficaz por ser uma plataforma que simula situações reais, colocando o jogador diante de desafios e recompensas para conquistar: “o serious game é um ambiente no qual o jogador pode errar em um ambiente de baixo risco e empreender o aprendizado por meio da resolução de desafios e conquista de recompensas”.
“Estagiário Santander – o Jogo” – Ferramenta digital interativa que complementa o programa de integração dos estagiários do Santander. Por se tratar do primeiro contato desses com a instituição, a ferramenta tem por objetivo traduzir de forma lúdica os seguintes conteúdos: Missão, Visão e Valores; Marca, compromisso, modelo; Direito e dever dos estagiários (conceitos básicos); Investimento no profissional do futuro; Modelo de negócio do Santander e O que é o Santander? Qual a força de sua marca? Qual a sua amplitude?
O serious game, cuja contribuição dos estagiários – feita por meio de concurso entre eles – resultou em uma coleta de depoimentos e histórias reais das experiências deles com o Santander, é composto por elementos capazes de atrair a atenção dos jovens, seja por meio da forma – utilizando-se de uma linguagem similar a de quadrinhos – ou pelo conteúdo transmitido pelas diferentes histórias e testemunhos apresentados, já que esses reproduzem situações características do cotidiano da empresa, bem como as dúvidas e expectativas que acompanham os jovens ao iniciarem suas carreiras profissionais. Além do caráter engajador, as histórias servem de suporte para a transmissão dos conteúdos institucionais.
Para a divulgação do concurso para que os estagiários mandassem suas histórias, foram enviados SMS solicitando que os estagiários entrassem no Portal do Estagiário para ter mais informações. O envio de SMS, segundo o banco, também foi uma nova forma de se comunicar com esse público.
O serious game está disponível para os 2.400 estagiários do Banco Santander, apesar de ter sido construído como parte do programa de integração dos novos profissionais.