GP – Grupo de Planejamento, entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo promover e desenvolver a atividade de planejamento de marca e comunicação no País, realiza o curso “Introdução à Estatística para Planejadores” para estudantes e profissionais do setor e das demais áreas da comunicação.

O programa será entre os dias 4 e 8 de maio, das 19h às 22h30, na ESPM, em São Paulo, será ministrado por Altay Alves Lino de Souza, psicólogo, neurocientista e professor de Estatística Aplicada à Psicobiologia na UNIFESP, e coordenado por Jurandir Craveiro, Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental e Diretor Vice-Presidente do GP.

Em cinco aulas, totalizando 15 horas de conteúdo, os participantes serão apresentados ao pensamento científico aplicado à construção de pesquisa e ao processo de planejamento, aprendendo os paradigmas da observação de um fenômeno e sua decomposição em um conjunto de variáveis, além das formas de mensurar e quantificar essas variáveis. Os alunos estudarão como calcular intervalos de confiança para as médias, como fazer testes para comparar grupos, como verificar associações entre variáveis e como calcular o tamanho de amostras para uma pesquisa.

Durante o programa, os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os conceitos de validade, efeito e poder da pesquisa, utilizando exemplos das eleições. Entre outros tópicos, será abordado o tema covariante (ou variável de confusão). “Este tema é muito importante para a nossa área, pois permite questionamentos como: Será que o efeito que estou observando é por conta da propaganda e peça publicitária ou é relacionado com alguma outra variável que eu não pensei, mas é correlacionada com a exibição da peça?”, explica o professor Altay Alves Lino de Souza.

Para ocupar uma das 60 vagas disponíveis, as inscrições devem ser feitas pelo e-mail gp@grupodeplanejamento.com.br ou pelo telefone (11) 97121 3408. Para os associados ao GP o valor é de R$ 600,00 para participar, enquanto os demais interessados terão o custo de R$ 770.

O GP conta com o apoio do QualiBest, instituto de pesquisa online atuante no mercado desde 2000.

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles