doa-se

Em celebração ao  Dia Mundial do Doador de Sangue, dia 14 de junho,  os publicitários Vinicius Sakamoto e Mateus Oliveira, criaram a campanha DOA-SE, em que . cidadãos comuns são convidados a colocar a placa “Doa-se” em seus carros, remetendo à placa de “vende-se”.

Ao chegar mais perto da placa, é possível entender que se trata de um incentivo à campanha de doação de sangue, com contatos de hemocentros e hospitais. “O grande desafio, é que as pessoas se engajem e ajudem doando sangue ou apenas colaborando colando a placa no carro” explica Vinicius Sakamoto, um dos idealizadores da campanha.

Com a campanha, esperamos contribuir com o crescimento do número de doares no país, que ainda é bem abaixo da recomendada”, explica Mateus Oliveira. Segundo a Fundação Pró-Sangue, menos de 2% da população brasileira é doadora, o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que esse percentual fiquei entre 5% e 6%.

 

[youtube]https://youtu.be/pTol-ttD0sc[/youtube]

Quem pode doar Sangue

Quem pode doar sangue, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS):

  • Homens e mulheres;
  • Ter entre 16 e 68 anos;
  • Ter acima de 50 quilos;
  • Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV;
  • Estar bem alimentado e descansado;
  • Se estiver gripado, esperar no mínimo sete dias para poder doar sangue;
  • As grávidas devem esperar entre 90 e 180 dias após o parto para doar sangue;
  • Após uma doação de sangue as mulheres devem esperar 90 dias para voltar a doar, enquanto que os homens devem esperar no mínimo 60 dias;

 

Tagged in:

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles