A reportagem multimídia Cargas D’Água venceu o prêmio Expocom Regional, na categoria Produção em Jornalismo Digital. O material dos alunos de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) concorreu com outras quatro reportagens – uma delas produzida na região do Cariri (CE) e as demais em Alagoas, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

 

 

A entrega do prêmio ocorreu no dia  4 de julho, durante o XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste –  Intercom Nordeste. Agora, os estudantes concorrerão com outras vencedoras de cada região do País no congresso Intercom Nacional, que será realizado em setembro, no Rio de Janeiro.

 

 

Cargas D’Água –  a reportagem planejada e executada para a web, apresenta e discute o tema saneamento básico, explorando outros aspectos que não sejam apenas a água e o esgoto.

 

Cargas d’água traz matérias em diferentes formatos sobre os quatro eixos do saneamento básico:

 

–  esgotamento sanitário
– abastecimento de água potável
– limpeza urbana dos resíduos sólidos
– manejo e drenagem das águas da chuva

 

Pensando na multimidialidade, o especial conta com produções em diferentes formatos, como textos, fotorreportagem, vídeos e podcast, além de reportagem em quadrinhos abordando o histórico do saneamento básico em Fortaleza.

 

Em Cargas D’Água, a experiência dos moradores da Capital costuram as abordagens das pautas e mostram como a presença – ou ausência – do saneamento interfere na rotina de cada um dos personagens.

 

Ao acessar o site, é possível entender melhor o que seria o saneamento ideal, a rotina dos moradores do Poço da Draga (uma das comunidades mais antigas de Fortaleza, situada em área turística e que não conta com rede de esgoto), a vivência das lavanderias comunitárias, o trabalho de coleta seletiva e o destino do lixo produzido por Fortaleza e Caucaia.

 

Em ensaio fotográfico, é apresentada a relação controversa entre o mar e as bocas de lobo. No podcast, são abordados os desafios das comunidades de baixa renda que não têm rede de esgoto.

 

A reportagem multimídia foi desenvolvida durante o segundo semestre de 2014 por dez alunos do sexto semestre do curso de Jornalismo. Ao todo, foram quatro meses de produção, entrevistas e gravações. O produto foi elaborado para a disciplina Laboratório de Jornalismo Multimídia, sob a orientação da professora e jornalista Naiana Rodrigues.

 

 

A equipe completa é composta por:

 

  • Anderson Cid – apuração, texto, filmagem, edição de vídeo, desenvolvimento do site
  • Antônio Laudenir – apuração, texto, filmagem, desenvolvimento da história em quadrinhos
  • Bruno Melgacio – apuração, texto, filmagem, edição de imagem, edição de vídeo, desenvolvimento do podcast
  • Eduardo Oliveira – apuração, texto, fotografia, filmagem, edição de vídeo, desenvolvimento do podcast, desenvolvimento do site
  • Falkner Moreira – fotografia, filmagem, edição de imagem, edição de vídeo, desenvolvimento do site, elaboração da identidade visual
  • Luana Mayara – apuração, texto, fotografia, filmagem
  • Luciana Castro – apuração, texto, filmagem, edição de vídeo, desenvolvimento da história em quadrinhos
  • Luciana Herculano – apuração, texto
  • Luiza Carolina Figueiredo – apuração, texto, fotografia, filmagem, edição de imagem, edição de vídeo
  • Naiana Rodrigues – orientação, edição, revisão
  • Rômulo Costa – apuração, texto, fotografia, desenvolvimento do podcast

 

Expocom – O prêmio Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) avalia trabalhos práticos produzidos por estudantes de Comunicação de todos os estados brasileiros. Inicialmente, os alunos concorrem em congressos regionais e os vencedores dessa etapa partem para a disputa nacional.

 

A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi a instituição de ensino do Nordeste que mais inscreveu trabalhos na Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) este ano. A entidade foi reconhecida com troféu no encerramento do congresso Intercom Nordeste.

 

Ao todo, dez produções da UFC foram reconhecidas pelo troféu Expocom.

 

 

 

Abaixo, a lista de trabalhos premiados:

  • Agência Júnior de Jornalismo – “Agência UniSports”
  • Anúncio impresso – “Anúncio para revista: Campanha de lançamento – Jogador Número 1”
  • Embalagem – “Box de cd-s – Novo Rap Brasil”
  • Fotonovela – “Bancos de contam histórias: um registro afetivo da Praça do Ferreira”
  • Jornal-laboratório impresso – “Impressões – Saúde Mental”
  • Livro-reportagem – “Trans olhares: Duas histórias de vida de pessoas trans em Fortaleza”
  • Produção em jornalismo digital – “Cargas D’água”
  • Programa laboratorial de TV – “Conexões”
  • Projeto de assessoria de imprensa – “Plano de comunicação para a livraria Lua Nova”
  • Publicidade em mídia digital – “Via coletivo: Um coletivo lotado de histórias para contar”
Tagged in:
, , ,

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles