Há alguns dias, o blog Layout chamou a atenção para uma série de outdoors espalhados por Fortaleza, trazendo o mesmo garoto propaganda para  cinco diferentes marcas e produtos. Pois bem, trata-se da primeira fase campanha – criada pela Verve Comunicação – para divulgar o Prêmio Aboio 2015. A fase seguinte, a atual, mostra o modelo com intervenções e revelando o porquê das peças e o conceito “A propaganda do Ceará sabe fazer melhor”.

 

“Foi escolhido o grafite por ser uma interferência urbana que daria a ideia de que estamos contra a utilização destes clichês e do uso de imagens que não representa a nossa identidade”, explica  Roberto Bruno, diretor de arte responsável pela campanha. Já para os anúncios de jornal, que também brincam com os clichês, para a adequação ao meio, foi substituído o grafite por rabisco de caneta, que reforçavam a ideia da campanha de interferência utilizada nos outdoors e busdoors.

 

“Coerente com a proposta do prêmio, que é a valorização da presença dos nossos valores culturais na publicidade, utilizamos velhos jargões da propaganda, e satirizamos a prática de utilizar fotos dos bancos de imagens gratuitos, o que ajuda a pasteurizar a comunicação, já que em muitas vezes o mesmo garoto-propaganda é utilizado por diferentes marcas e segmentos”, explica Chico Galbernei, presidente da Abap-Ceará.

 

O Prêmio Aboio é uma iniciativa da Associação Cearense de Rádio e Televisão (Acert) e da Associação Brasileira das Agências de Propaganda (Abap), que tem por objetivo incentivar a produção original de rádio e tevê na publicidade cearense.

 

A novidade desta segunda edição é que a premiação se estende até as cidades do interior do Estado, e contempla o trabalho desenvolvido por profissionais de comunicação em empresas de Rádio e Televisão que são filiadas a Acert. Mais de 200 radialistas e suas criações veiculadas em emissoras pelos municípios do Ceará, estarão participando. ”A ideia foi reconhecer os criadores de propaganda do interior que, mesmo sem recursos, fazem um trabalho de divulgação criativo, preenchendo a falta de agências nessas regiões”, revelou Sandoval Braga, diretor financeiro da Acert e idealizador da nova categoria.

 

A iniciativa vai premiar trabalhos inscritos em três categorias: melhor VT, melhor jingle e melhor spot, nas categorias varejo, serviços/produtos e institucional. O Prêmio também vai reconhecer a criatividade dos alunos dos cursos de comunicação, publicidade e propaganda, marketing ou audiovisual das universidades instaladas no Estado do Ceará. Podem concorrer as peças que tenham sido veiculadas em emissoras afiliadas à Acert, entre 5 de setembro de 2014 e 5 de setembro de 2015. A entrega do prêmio ocorre no dia 24 de setembro.

Nesta segunda edição, o prêmio traz uma nova identidade visual criada pela  Verve Comunicação. “O desafio era pensar em um logotipo que apresentasse uma fusão equilibrada entre as características sertanejas e as urbanas. A proposta foi revisitar os marcadores de gado e, a partir deles, formar a palavra Aboio – a adição de cores quebra a dureza dos marcadores e insere a urbanidade emprestando leveza à marca”, explicou Chico Gualbernei. A premiação se dá por meio de troféu criado pelo artista plástico Sérvulo Esmeraldo.

 

SERVIÇO
Prêmio Aboio 2015
Prazo para as inscrições: até às 18h do dia 10 de setembro de 2015
Clique aqui para consultar o regulamento

Tagged in:
, , ,

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles