As Farmácias Pague Menos prometem um 2016 com bastante ações promocionais e de marketing.Estão previstos eventos em nível nacional, circuito de corridas de rua, programas de adesões a tratamentos, campanhas de sustentabilidade e publicidade em meios de comunicação.

 

Entre as metas a serem alcançadas está a de alcançar 1 mil pontos de vendas (a previsão é fechar 2015 com 828 lojas) e 24 mil colaboradores até 2017 – e com os principais fornecedores do setor de medicamentos e higiene e beleza.

 

“Temos um plano de ações nacional, mas que não deixa de valorizar a cultura de cada região onde estamos presentes”, conta a diretora de compras e marketing, Patriciana Rodrigues. Segundo a executiva, as Farmácias Pague Menos são a única rede do varejo farmacêutico que compartilha e discute o planejamento de marketing com os fornecedores. “Temos essa prática desde 1997. No fim de outubro, inclusive, reunimos em São Paulo 200 gestores de marketing das 25 principais indústrias do país, para apresentar as ações planejadas”, enfatiza.

 

Para 2016, a varejista traçou planos que abrangem aprimoramento de suas plataformas multimídias, participação em festas populares brasileiras concursos literários, merchandising nos pontos de venda, patrocínios diversos, produções de encartes e festas de inauguração de lojas.

 

Eventos nacionais –  as estratégias de marketing procuram envolver o público em geral, mas há um foco especial no consumidor do sexo feminino. Segundo Patriciana, as mulheres são, reconhecidamente, heavy users dos serviços da rede. “Elas concentram 70% de decisão de compra e são responsáveis por 60% do faturamento”, assinala. Além disso, respondem por 31,4% das vendas de fraldas e infantis (creme para assadura, lenço umedecido, loção higienizante); 26,7% de itens de cuidados corporais (desodorante, hidratante, tratamento, sabonete antisséptico, repelente e sabonete de tratamento) e 23,4% das vendas de produtos de higiene íntima nas lojas.

 

O calendário prevê ainda o 11º Encontro de Mulheres Pague Menos. O encontro ocorrerá em julho, no Centro de Eventos do Ceará. Na última edição, em 2013, mobilizou mais de 12 mil participantes, entre consumidoras, artistas e palestrantes. “É o maior evento feminino do país. Serão quatro dias de muitas emoções ao lado de artistas e palestrantes de renome”, reforça a diretora de compras e marketing. A agenda inclui palestras, shows, oficinas, espetáculos teatrais e mais de 200 estandes, nos quais serão expostos os lançamentos da indústria farmacêutica e de cosméticos.

 

As atividades estendem-se ao Circuito de Corridas, lançado  em 2010. Considerado um dos maiores eventos esportivos de rua do país, a competição atraiu 170 mil participantes em 15 cidades nas seis edições anteriores e, em 2016, deverá ter Fortaleza e Teresina como palcos. Serão realizados ainda o 5º Concurso Literário e o Concurso Nossa Gente Nossa Arte, que incentivam a produção artística cultural de novos talentos. No próximo ano, as Farmácias Pague Menos continuam com a campanha Cidade Verde, pela qual mudas de árvores nativas da flora nacional são plantadas em várias cidades brasileiras.

 

Em 2016, a varejista vai incrementar a  plataforma multimídia de saúde, beleza e informações exclusivas ao público feminino. A plataforma Pague Menos Sempre Bem inclui o programa de TV Sempre Bem; um portal de notícias, mídias sociais, canal no YouTube e a revista Pague Menos Sempre Bem (trimestral) .

 

Em paralelo, as Farmácias Pague Menos vão expandir a campanha Bichinhos do Brasil,  que garante recursos para projetos de preservação da fauna brasileira. A coleção, que já conta com macaco-prego, tartaruga, onça-pintada, arara-azul, arara e lobo-guará, ganhará também o reforço do peixe-boi ainda este ano. E, no início de 2016, será a vez do golfinho e do jumentinho.

Tagged in:

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles