Apresentar como se formam as cáries, placas bacterianas e outras doenças da boca e conscientizar as crianças sobre a importância da higiene bucal. Esse é o objetivo do Bob Escova, jogo desenvolvido pelo Estúdio de Design Guash Arts em parceria com a Unifor, por meio de financiamento do edital PAPPE, da Funcap.

 

No jogo, as crianças precisam proteger seus dentes dos bichinhos que tentam destruí-los. A aventura adverte para o risco de não efetuar uma boa escovação e prende a atenção dos pequenos com gráficos que exploram esse imaginário de forma viva.

 

Com produção iniciada em 2014, o jogo foi vice-campeão da SBGames 2014, maior simpósio de games do Brasil, com apenas quatro meses de desenvolvimento.

 

“A ideia era criar algo que pudesse ser útil para a sociedade, que tivesse escala e fosse acessível por quem se interessasse. Acreditamos que todos os tipos de problemas podem contar com criatividade e inovação para ser solucionados e não poderia ser diferente no caso da conscientização da higiene bucal para as crianças”, ressalta  Marco Mendonça, diretor da Guash Arts. Complementam a equipe os profissionais Claudio Martins e Raquel Garcia, além da professora Andréia Fornico, da Universidade de Fortaleza (Unifor).

 

Conquistas da Guash Arts – o estúdio cearense soma este trabalho a outras conquistas no último ano. No período, teve alguns trabalhos publicados no livro Graphic Design x100, da editora Suíça Brown, publicação internacional que aponta os 100 estúdios de design mais promissores do mundo, e teve um trabalho selecionado pela Adobe para integrar o Branding Served, site do Behance que faz uma curadoria dos melhores trabalhos internacionais de design. Com sete anos no mercado, o estúdio é conduzido por Marco Mendonça e Renata Costa.

O aplicativo Bob Escova está em fase final e será disponibilizado de forma gratuita para ser utilizado por clínicas odontopediátricas privadas e públicas, além de escolas que tenham interessa de ensinar de forma lúdica os males que afligem a saúde bucal.

 

A novidade foi matéria do programa Vida & Saúde, da TV O POVO:

 

[youtube]https://youtu.be/9M7wc8ZRRdM[/youtube]

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles