Como o vínculo afetivo interfere no desenvolvimento de uma criança? É ao levantar questões como essa que o documentário “O Começo da Vida” convida à reflexão sobre a forma como a sociedade cuida dos primeiros anos de vida de uma criança. Com patrocínio da marca Natura Mamãe e Bebê, o filme dirigido por Estela Renner e produzido pela Maria Farinha Filmes percorreu nove países para contar histórias de famílias das mais diversas culturas, etnias e classes sociais. A estreia nacional ocorreu nessa quinta-feira, dia 5 de maio, em 23 salas de cinema do Brasil.

 

“Criamos a marca Natura Mamãe e Bebê em 1993, com o propósito de despertar a consciência sobre a importância do vínculo entre mães e bebês, desde a gestação, para a formação de seres humanos mais felizes e melhores para o mundo. Acreditamos que o filme ‘O Começo da Vida’ carrega essa mensagem, alerta sobre a importância da primeira infância e pode engajar a sociedade como um todo em prol de um futuro melhor, afirma a vice-presidente de marketing da Natura, Andrea Álvares.

 

Sobre o filme –  Um dos maiores avanços da neurociência nos últimos anos foi a descoberta de que os bebês se desenvolvem a partir da combinação entre a genética e as relações com aqueles que os rodeiam. A equipe do documentário visitou famílias inseridas nos mais diversos contextos, como a da modelo Gisele Bündchen e a de Phula, uma menina indiana que cuida sozinha dos irmãos em uma comunidade em meio a obras. As histórias ajudam a mostrar como os relacionamentos durante a primeira infância são fundamentais para cada ser humano se desenvolver.

 

Temas como licença maternidade, o papel do pai, a criação conjunta, a pobreza, os direitos humanos, a violência, as drogas e o abandono estão por trás dessas realidades. “Os registros emocionais tanto para o bem quanto para o mal têm um peso muito maior neste período. É um momento de formação, de criação, de estrutura da pessoa”, conclui a diretora Estela Renner.

 

O longa exibe entrevistas com especialistas no desenvolvimento infantil, como o vencedor do prêmio Nobel de Economia (2000), James Heckman, que cita uma recente pesquisa realizada nos Estados Unidos. O estudo detectou que a cada dólar investido em uma criança, sete dólares são ganhos no futuro. “Cuidar bem dos nossos bebês é o maior investimento que se pode fazer na humanidade”, conclui o economista.

 

“O Começo da Vida” é apresentado pela Unicef e pelas ONGs Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Bernard Van Leer Foundation e Instituto Alana. O documentário foi filmado no Brasil, China, França, Itália, Argentina, Estados Unidos, Quênia, Índia e Canadá. Foi dublado em seis línguas e legendado em 21 idiomas, é acessível em Libras, closed caption e possui audiodescrição para cegos nas salas de cinema, home vídeo (DVD ou Blu-Ray) e on demand, por meio do aplicativo MovieReading disponível para smartphones e tablets.

 

Com o objetivo de democratizar a distribuição, a produção também está disponível para exibição pública gratuita em cidades onde não há salas de cinema, por meio da plataforma Videocamp.

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles