O jogo 2001 Space Puzzle, desenvolvido pelo braço de games da Advance, é um dos representantes do Ceará no SBGames – Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, considerado o maior evento acadêmico da América Latina do segmento, que ocorrerá de 2 a 4 de novembro, em Curitiba (PR). Primeira experiência da Advance nesse mercado, o game está concorrendo como melhor puzzle e melhor jogo educativo na categoria profissional do festival.

 

“O jogo é uma mistura de Kakuro (Cross Sums no ocidente) com Sliding Puzzle que desafia jogadores de 7 a 100 anos e estimula o raciocínio lógico. Com uma forte pegada educativa, para os mais jovens o jogo ensina desde equações lineares a noções básicas de matrizes”, detalha Evandro Sorensen, líder da equipe que idealizou o game.

O 2001 Space Puzzle tem 80 fases prontas e, para avançar no desafio, o jogador precisa alinhar suas naves de modo a derrotar naves inimigas, seguindo uma lógica numérica semelhante à do Kakuro. Há ainda a possibilidade de criar fases personalizadas e compartilhar com outros jogadores. O jogo está disponível nas plataformas iOS e Android e o download é gratuito.

Arthur Bastos, João Paulo Martins, Evandro Sorensen, Darth Vader (mascote da Advance): equipe da Advance responsável pela criação do game (Foto: Raphael Nogueira/Divulgação)

Para a sócia-fundadora da empresa, Eliziane Colares, “o desenvolvimento de games fortalece a cultura de inovação da Advance, incorporando novas tecnologias ao nosso core business e ampliando nossa participação na economia criativa”, destaca. O 2001 Space Puzzle é a materialização desse projeto, um jogo que, além de proporcionar diversão, promove interação e o desenvolvimento de habilidades.

 

O campeonato – O SBGames é realizado pela Sociedade Brasileira de Computação e reúne pesquisadores, estudantes e empresários que têm os jogos como objeto de investigação e produto de desenvolvimento. Anualmente, o evento recebe cerca de mil participantes de diferentes regiões do Brasil e de países como Peru, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, entre outros.

 

Em 2017, ano em que completa 16 anos, o festival recebeu mais de 270 jogos, um recorde em relação às edições anteriores. Participarão da segunda fase 55 jogos na categoria profissional e 35 realizados por estudantes, totalizando 90 jogos – 80 digitais e 10 analógicos. O SBGames 2017 ocorrerá de 2 a 4 de novembro, na PUCPR.

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles