Encontros presenciais ainda são as melhores formas de trabalhar o networking (Foto: Rawpixel/Pixabay)

Criar uma rede de relacionamentos beneficia seu negócio e auxilia na busca de parceiros no mercado. Entenda a importância de manter um bom networking

Uma das práticas que servem de base para um negócio duradouro, a criação e manutenção de contatos traz diferentes benefícios para os empreendedores. No mundo atual, a tendência do networking, ou seja, o ato de desenvolver essa rede, ganha força e novas possibilidades com o uso inteligente da internet.

Para aquele empreendedor que ainda não é conhecido pelo mercado, o primeiro passo para desenvolver um networking eficiente está em definir o setor de atuação do negócio. Trabalha com cosméticos? Importante visitar feiras do tema e conhecer os atores do segmento. Lida com vendas? Saber encontrar os melhores fornecedores e firmar parcerias duradouras deve ser uma prática diária.

A partir dessa percepção, é possível definir quais os ambientes, cursos, seminários e demais eventos que podem facilitar a conexão de empreendedores com outros profissionais do mesmo segmento ou áreas afins.

“É através do networking que surgem as oportunidades de novos negócios e parcerias, e que ficamos atualizados com relação ao mercado, concorrência e inovações. É necessário que as empresas estejam sendo constantemente oxigenadas com o novo. Quando a empresa se fecha, fica limitada ao conhecimento interno, perdendo de vista as inúmeras possibilidades que estão no mercado”, explica a pedagoga e especialista em psicologia do trabalho, Analice Ramos*.

De olho nas possibilidades
A participação nesses eventos, inclusive, pode ser uma oportunidade do empreendedor conhecer fornecedores e outros profissionais que auxiliam no desenvolvimento da sua empresa. Para além disso, os primeiros contatos também funcionam para descobrir o perfil de com quem se está trabalhando. Assim, é possível alinhar se os objetivos daquele profissional estão em sintonia com os seus.

“A forma mais eficaz de se mostrar para o mercado é através dos outros. Para isso, é necessário manter uma relação de ganho mútuo, contribuindo com as pessoas através de informações relevantes e indicações de novos contatos”, comenta Analice

Usar a internet de forma inteligente é parte do cotidiano de quem constrói um bom networking. Sites com o Linkedin auxiliam a construir um perfil apropriado para o empreendedor, que além de mostrar os trabalhos realizados, também estreita a ponte com outros agentes do segmento.

Para construir uma relação duradoura, não se pode ir em busca de contato apenas quando há interesse por algum benefício. É preciso estar disposto a ajudar, para que a outra parte entenda que pode contar com sua empresa.

*Analice Ramos é consultora do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae/CE)

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