Estudantes e professores universitários de todo o Brasil podem participar da iniciativa, que já mobilizou milhares de projetos inovadores e oferece viagem internacional para equipe vencedora
Estão abertas as inscrições para a terceira e última temporada de 2026 do Sebrae Supernova, programa nacional voltado ao estímulo do empreendedorismo e da inovação no ensino superior. Estudantes universitários de todo o Brasil têm até o dia 29 de outubro para formar equipes, desenvolver soluções inovadoras e participar de uma jornada de capacitação que pode transformar ideias em negócios com potencial de impacto econômico e social.
Criado para aproximar o ambiente acadêmico dos desafios reais do mercado, o Supernova reúne estudantes e professores em uma experiência prática de desenvolvimento de projetos inovadores. Somente nas duas primeiras temporadas deste ano, a iniciativa recebeu cerca de 36 mil inscrições de todos os estados brasileiros, consolidando-se como uma das maiores ações de empreendedorismo universitário do país. Entre os temas mais trabalhados pelos participantes estão Saúde e Bem-Estar, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Educação e Inclusão Social.
Ao longo da jornada, os participantes recebem formação em áreas estratégicas para a criação de negócios inovadores, incluindo validação de ideias, modelagem de negócios, prototipação, marketing, vendas, finanças e preparação de pitch. O programa também oferece videoaulas, encontros ao vivo, mentorias especializadas e atividades práticas que auxiliam as equipes a transformar problemas em oportunidades de mercado.
Os resultados já demonstram o potencial da iniciativa. Na primeira temporada de 2026, o projeto vencedor foi o AMPA, aplicativo desenvolvido por estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para auxiliar no monitoramento de pacientes que utilizam medicamentos anticoagulantes. Como reconhecimento, a equipe e a professora orientadora ganharam uma viagem internacional com todas as despesas custeadas. Também foram premiadas soluções voltadas à gestão de organizações sociais, educação e acessibilidade para pessoas com deficiência.
A terceira temporada marca o encerramento do ciclo de 2026 do Sebrae Supernova. Para participar, é necessário estar matriculado em uma instituição de ensino superior, integrar uma equipe formada por dois a quatro estudantes e contar com a orientação de um professor.
Ao todo, o Sebrae Supernova disponibiliza R$ 1,5 milhão em premiações. Além da viagem internacional para a equipe campeã e seu professor orientador, os projetos classificados entre o segundo e o quarto lugares recebem prêmios em dinheiro. O programa também reconhece os destaques de cada estado e de cada turma, além de emitir certificado oficial para os participantes que concluírem todas as etapas da formação.
As inscrições devem ser realizadas pelo site oficial do Sebrae Supernova.
