Bandeira da FrançaO governo francês está oferecendo a dois sócios da Abraji [Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo] a oportunidade de conhecer a França, com despesas pagas. Quem ainda não for sócio da Abraji pode se associar e, ato contínuo, inscrever-se na promoção, mas terá de pagar a anuidade a vista [R$ 100,00].

Os critérios de avaliação serão os seguintes:


1. O jornalista tem de ser vinculado a veículo de comunicação.
2. O sócio da Abraji tem de estar em dia com a anuidade.
3. Conta pontos se falar francês (quanto melhor, mais pontos).
4. O texto de mil toques sobre o que pretende fazer na França.

Os jornalistas passarão de sete a dez dias conhecendo aspectos do país que sejam de seu interesse. O texto [item 4] a ser preparado pelo candidato, portanto, tem de versar sobre o tema “O que você gostaria de conhecer na França?”

A resposta à pergunta deverá se assemelhar a uma pauta, apresentando caráter jornalístico com, no máximo, dois temas, que podem ser economia, cultura, política e sociedade.

O plano de viagem será montado a partir dos aspectos apontados. O jornalista poderia, por exemplo, escrever sobre o interesse em estudar a indústria bélica francesa, assim como as instalações de seus reatores nucleares mais modernos. Ou qualquer outros temas de seu interesse.

O governo francês apresentará ao selecionado pela Abraji os locais em que o assunto poderia ser estudado, pagando os custos de viagem, estadia e deslocamento no país.

A viagem será em 2010. Inscrições aqui.

Tagged in:
, ,