FiocruzDo médico Armenio Aguiar dos Santos, professor do Departamento de Fisiologia & Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC [Universidade Federal Ceará], recebi o seguinte e-mail:

«Plínio, bom dia!

Simpático à sua vigilância cívica sobre Fortaleza, tomo a liberdade de alertar para tema ainda desconhecido do público: a localização da sede estadual da Fiocruz nas cercanias da lagoa da Precabura.

Minha perplexidade decorre de dois fatos. Primeiro, tal localização contraria a prática adotada pela Fiocruz noutros estados, se situando em campus universitário, parceiros naturais da Fiocruz. Tal ocorre, por exemplo, em Pernambuco onde o Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães se localiza dentro do campus da UFPe.

Mas aqui no Ceará isto teria sido descartado sob a desculpa de evitar ciumeiras mútuas entre pesquisadores da UFC e da Uece [Universidade Estadual do Ceará].

Se fosse só a questão paroquial de dificultar o intercâmbio com os pesquisadores das instituições situadas na zona leste da cidade, mas há uma segunda questão, o sítio da Lagoa da Precabura é inadequado para abrigar, ao que se comenta, inclusive uma fábrica de medicamentos…

Aceite um abraço do,

Armenio»

Tagged in:
, ,