Preparada pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), uma seleção dos principais livros digitais sobre jornalismo, editados este ano, que podem ser baixados gratuitamente.

Manual de jornalismo de dados
Versão traduzida e ampliada do Data Journalism Handbook. A tradução para português ficou sob responsabilidade da Abraji e foi coordenada pelo jornalista Tiago Mali, que trabalhou ao longo de 2013 com 26 voluntários para chegar ao resultado final.

Explorando dados do petróleo – Um guia para repórteres
Tradução de um guia da organização alemã Open Oil para o português, coordenada pelo diretor da Abraji Paulo Oliveira. Ele passou uma temporada em Moçambique em 2014, coordenando uma mentoria em Jornalismo Especializado em Desenvolvimento Econômico com ênfase no setor de gás e petróleo.

Lei de Acesso a Informações: o que você precisa saber
Produzido pela Abraji com financiamento do Programa Internacional para Desenvolvimento da Comunicação da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Comunicação e Cultura).

Manual de segurança para cobertura de protestos
O guia foi elaborado a partir de entrevistas com repórteres agredidos, presos ou hostilizados durante os protestos que tomaram as ruas a partir de junho de 2013. O material também compila recomendações de diversos manuais internacionais para situações de passeatas e manifestações.

A investigação a partir de histórias: um manual para jornalistas investigativos
Versão em português do livro “Story-Based Inquiry”, editado pela Unesco. “Há uma série de reportagens investigativas importantes produzidas em espanhol e português, em países como Brasil, México e outros países latino-americanos, bem como na Europa, África e, em particular, em Moçambique.” ressalta o autor Mark Lee Hunter, que acredita no uso do jornalismo investigativo para também buscar “elementos replicáveis do sucesso, ou as melhores práticas”.

Tráfico de pessoas em pauta – Guia para jornalistas sobre enfrentamento
Publicação da ONG Repórter Brasil que pretende contribuir para ampliar e qualificar a cobertura jornalística sobre a temática, auxiliando os profissionais de comunicação a abordarem de forma mais aprofundada o tráfico de pessoas, buscando entender os problemas e seus contextos e evitando sensacionalismos, estereótipos, preconceitos e mitos.

Manual de verificação
Versão em Português do Verification Handbook, do European Journalism Centre. É voltado para jornalistas que têm de usar informações geradas por usuários – especialmente em redes sociais – em situações de emergência. A tradução para português foi conduzida pela agência Paradox Zero, com a colaboração de Luísa Ferreira, Moreno Osório e Paulo Rebêlo.

Veja post com mais livros digitais sobre jornalismo.