De um post no blog Novo em Folha e pesquisa na IJNet (Rede Internacional de Jornalistas) colhi algumas ferramentas do Google que podem ajudar no trabalho de reportagem.

1. Google Earth (terra, imagens com boa resolução)
O Google Earth Pro. tem imagens com definição melhor do que ao do Maps, que podem ser publicadas. É preciso instalar o programa, quando o sistema pedir informe o seu e-mail e a senha GEPFREE. Um botão no centro superior da tela permite salvar a imagem e escolher a resolução desejada.

2. Google Trends (tendências)
O Google Trends mostra os termos mais procurados na busca Google, atualizados a cada minuto.

3. News Lab (Laboratório de Jornalismo)
Espaço para orientar jornalistas no uso das ferramentas Google. É possível escolher o idioma.

4. Cached View (ver o escondido)
Ajuda a encontrar a última versão de uma página não disponível na rede, por ter sido eliminada ou modificada. Uma ferramenta similar é o Wayback Machine.

5. Para melhorar a busca
Na busca do Google, para encontrar expressões exatas, é comum o uso de aspas. Mas há outros recursos:  o asterisco (*), que pode ser usado na dúvida de uma palavra. Ex: “O homem é o * do homem”. Para buscar em site específico, escreva, o endereço do site após o termo de busca. Exemplo: “trânsito site:opovo.com.br”. Digite um sinal de menos (“-“) para eliminar resultados com certas palavras. Também é possível buscar por r domínio (gob, sv, gt, py). Para saber o significado de termos, gírias ou siglas, escreva “define” antes da palavra. Exemplo: para saber o significado de “beleza”, a pesquisa seria “define:beleza”.

6. Google Alerts (alertas)
Permite configurar temas e palavras-chave para receber alertas diretamente em sua conta Gmail. Os alertas podem ser programados por frequência (cada vez que aparece uma menção na Internet da palavra: diariamente, semanalmente ou mensalmente). É possível, inclusive, escolher a língua. É útil quando para acompanhar algum tema. Basta escolher a palavra, exemplo: “Chapada do Araripe”.

7. Public Data (banco de dados público)
Permite encontrar bases de dados de organizações como Banco Mundial, ONU, OMC, OCDE.

8. Google Imagens
Permite fazer buscas por reconhecimento de imagens, inserindo uma imagem na caixa de pesquisa.

Tagged in:
,