A revista americana Newsweek lançou nova versão, tendo na primeira edição entrevista exclusiva com o presidente Barack Obama. As mudanças tem o objetivo de estancar a queda nas vendas.
Segundo o redator-chefe, Jon Meachem, a publicação focará mais em reportagens e debates e menos nas notícias factuais.
A Newsweek busca se aproximar da revista britânica The Economist – uma referência mundial em termos de jornalismo – e se distanciar da Time, sua maior concorrente nos Estados Unidos, segundo agência de notícias AFP. A Time nasceu como uma revista para resumir os fatos da semana, tendo como paralelo no Brasil a revista Veja.
Kathleen Deveny, uma das responsáveis pela revista, diz que quer alcançar “leitores informados, em busca de uma publicação capaz de ajudá-los a colocar o fluxo da informação em perspectiva”.
Uma das saídas que os especialistas apontam para crise dos jornais e revistas impressos é o maior aprofundamento e contextualiação dos fatos, ao qual os leitores tem conhecimento em “tempo real” pela internet.
Parece ser esse o caminho buscado pela Newsweek.
[Com informações do Portal Imprensa]