Você sabe algo sobre produção de conteúdos? Criar conteúdo nada mais é do que produzir um material informativo/educativo que pode ser de diferentes formatos (textos, vídeos, áudios, etc) com o intuito de entregar conhecimento e agregar valor junto a um determinado público.

Com o termo em alta, o marketing de conteúdo é uma estratégia que pode gerar muitos resultados à uma empresa sem a necessidade de alto investimento. Existem muitos materiais a respeito desse assunto na internet, então além de produzir conteúdo, recomendamos o aprofundamento desse tema para entender como esse processo funciona e potencializar os resultados desse trabalho sem perda desnecessária de tempo.

Para te ajudar, o Roxo de Ideias listou aqui os tópicos mais importantes que certamente vão te permitir executar com excelência o seu trabalho de produção de conteúdo 

•        O que é produção de conteúdo?
•        Como produzir conteúdo relevante?
•        Como aliar a criação de conteúdo às redes sociais?
•        Qual o melhor formato para conteúdos?
•        Quais são as melhores ferramentas para a produção de conteúdos?
•        Qual o papel da criação de conteúdo na jornada do consumidor?
•        Quais são os benefícios de se produzir conteúdos de sucesso?

Continue a leitura deste artigo para tirar dúvidas e dominar por completo a arte da produção de conteúdo.

O que é produção de conteúdo?

A produção de conteúdo significa, na prática, oferecer materiais, em diferentes formatos ou plataformas, que sejam úteis e relevantes para um determinado público e, assim, aumentar a sua audiência e engajamento atraindo mais clientes em potencial para o seu negócio. Produzindo artigos, ebooks, videoaulas, podcasts, imagens e vários outros tipos de materiais, você auxilia o leitor  sobre algum assunto e se aproxima dessa pessoa que, em um segundo momento, pode vir a ser seu cliente. Dessa forma, você se torna uma referência para esse consumidor e vai se tornar uma autoridade em um segmento específico, que é o maior objetivo desse trabalho. O leitor passa a ver a sua empresa como uma aliada, como alguém que o ajudou, DE GRAÇA, em um momento de dificuldade, ou apresentou ferramentas que foram importantes para o sucesso dele. Ele passa a confiar em vo cê  e no trabalho que o seu negócio realiza, aumentando as chances de um possível negócio no futuro. A produção de conteúdo, portanto, consiste em gerar materiais relevantes para o seu público-alvo e, assim, fortalecer a imagem e a reputação da sua empresa.

Como produzir conteúdo relevante?

Existem alguns caminhos a seguir e, por isso, é importante saber quais são as etapas de planejamento, execução e análise para garantir que a produção de conteúdo seja feita de maneira eficiente e realmente produtiva.

Se você será o criador do seu próprio conteúdo, o primeiro passo é definir o objetivo. A partir daí, se certifique de que você conhece o seu público, e saiba distinguir o público comprador das pessoas que apenas te seguem. Explore as interações (engajamento) que as redes sociais proporcionam para conhecer esse público e mapear o que eles querem de você. Finalmente, crie uma jornada clara, com um passo-a-passo definido, e um conteúdo focado no objetivo final, levando em conta o que você ja identificou que essas pessoas querem.

Você pode também contratar alguém para produzir conteúdo dentro da sua empresa, lembrando que nem sempre uma pessoa consegue dar conta de tudo ou tem todas as habilidades necessárias. Essa pessoa ou equipe ficará responsável por manter as plataformas que você decidir usar sempre atualizadas com conteúdo novo. Ao produzir um conteúdo, tenha em mente que é importante agregar outras áreas e suas especialidades pra gerar ainda mais valor ao conteúdo, então peça a colaboração de membros das diversas áreas da empresa. Vai fazer uma live no instagram sobre funil de vendas? Convide alguém do comercial para contribuir! Aproveitando o conhecimento de diferentes setores da empresa, a produção de conteúdo se torna cada vez mais eficiente.

No caso de não querer/poder fazer e de não contratar uma pessoa para trabalhar internamente, também tem a opção de contratar uma empresa especializada. Ter uma empresa tomando conta das estratégias de conteúdo é uma solução melhor, inclusive, financeiramente. Sem a preocupação de manter os canais de conteúdo atualizados, você pode focar nas atividades principais, além de ter a certeza de confiar esse trabalho a especialistas de verdade.

Como aliar a criação de conteúdo às redes sociais?

As redes sociais são onde a maioria das pessoas estão e na maior parte do tempo, dialogando, interagindo e consumindo. Explorar as redes e suas ferramentas de interação permite um ambiente muito eficiente de mostrar o conteúdo que está sendo criado, em seus mais diversos formatos. Seja texto, vídeo ou áudio, o espaço para disponibilizar o material é imenso e aberto para que as pessoas deem feedbacks a respeito do que você anda produzindo, o que permite ajustes e novos horizontes que antes você não tinha pensado.

Qual o melhor formato para conteúdos?

Atualmente, o formato de vídeo tem se mostrado o mais eficiente dentre as opções de material de conteúdo. Isso ocorre porque, em meio a distancia das telas, os vídeos geram uma conexão e empatia com quem os consome. É possível explorar recursos visuais e auditivos que, normalmente, entretem mais do que textos e mostram a cara de quem esta por trás das empresas. Não é a toa que grandes marcas como Magalu criam personagens para aparecer  como suas representantes, e que Bradesco e Apple dão nome a seus sistemas para que tenhamos a sensação de estarmos falando com pessoas. Lembre-se: pessoas compram de pessoas.

Quais são as melhores ferramentas para a produção de conteúdos?

Quando falamos em produção de conteúdo, o monitoramento de palavras-chave é fundamental para o sucesso de uma estratégia. Afinal, de nada adianta criar um material de alta relevância, se não for algo que as pessoas se interessem ou não consigam encontrar.

Google Analytics

Do nosso parceiro Google, o Analytics permite acompanhar e monitorar o desempenho de uma página. Quantidade de visitas, tempo de permanência, taxa de rejeição, e outras informações podem ser acessadas de maneira detalhada e precisa. Assim você pode acompanhar os resultados que um site, blog ou página estão conseguindo.

SEMRush

Ferramenta ideal para pesquisar o volume de buscas de uma palavra-chave. No SEMRush também é possível descobrir como os seus concorrentes estão se destacando no mercado.

Qual o papel da criação de conteúdo na jornada do consumidor?

Vamos usar aqui um exemplo: imagine que você é um corredor e está pesquisando sobre as próximas competições que haverão na sua cidade. Em determinado momento você entra em um artigo que explica que escolher errado os tênis de corrida podem prejudicar os joelhos. Ali, você  cria consciência de que aquela dor no joelho é um problema ocasionado pelos tênis e de que precisa escolher com cuidado os tênis de corrida. De lá, você entra em um link que recomenda os melhores tipos de tênis para os diferentes tipos de pisada. Então, você entende que precisa de um modelo apropriado para o seu pé e decide por comprar um dos que estão recomendados pelo artigo. Você entende que o conteúdo é responsável por criar consciência de problemas que você nem sabe que tem? Muito mais do que passar uma informaç&at ilde;o, um conteúdo de qualidade EDUCA e CONSCIENTIZA o seu consumidor e leva ao objetivo final do conteúdo: realizar negócios.

Quais são os benefícios de se produzir conteúdos de sucesso?

Conteúdo de sucesso é aquele que gera conversão, certo? Sim, e mais do que isso, com conteúdo você conscientiza as pessoas sobre o seu mercado e entende melhor do seu próprio negócio, permitindo a evolução e criação de novas soluções, e se tornando uma empresa relevante e de autoridade. É um ciclo que gera mais conhecimento para todos e que cria fãs da marca, fazendo com que estes sejam seus promotores e naturalmente auxiliem em mais vendas.