Falar sobre marketing digital é falar sobre um mar de assuntos. Redes sociais, email, site, anúncios . . . Tudo isso faz parte do dia-a-dia de trabalho do profissional que deseja se especializar nessa área. 

E o mais interessante é que, cada um desses tópicos tem suas peculiaridades, mas no final, o que faz a diferença é como você utiliza tudo junto a favor da sua empresa.

Foi pensando nisso, que nós escrevemos esse artigo para te contar quais são as principais competências que você, como profissional de marketing ou iniciante na área, precisa desenvolver para conseguir criar uma boa estratégia em um longo prazo. 

O que vamos falar:

  • Competências generalistas, fundamentais e especializadas 
  • O profissional de marketing orientado a dados 
  • O marketing orientado a aquisição (social, email, anúncios) 
  • Retenção de clientes em primeiro lugar 

Competências generalistas, fundamentais e especializadas

Todas as competências são de grande importância. Porém, seria muito difícil cobrar de um profissional que ele tenha todas as competências na sua formação. É por isso que hoje, boa parte das áreas de RH em grandes empresas já entendem como as principais habilidades de um profissional de marketing se dividem, que são: as competências generalistas, competências fundamentais e competências especializadas. 

Competências generalistas

Essas são as competências que você precisa para desenvolver todas as tarefas. E, portanto, são necessárias e de extrema importância. 

As principais competências desse nível são: Aprender a trabalhar com dados, entender da psicologia do consumidor, redação e design visual. 

Pode acreditar, todas as principais áreas do marketing digital precisam dessas competências. Você poderia imaginar como seria criar um anúncio ou um site sem entender como se comunicar da melhor forma ou como ajustar o design para ficar mais confortável para o leitor? 

Além disso, um dos principais beneficios do marketing digital é que nós podemos medir um universo de coisas. E é por isso que precisamos desenvolver competências que nos oriente a dados também. 

Competências fundamentais 

Esses tipos de competências dizem respeito a compreenção de modelos de trabalho. formas e mentalidades que existem dentro de uma área de marketing digital. São as competências num nível mais estratégico do seu negócio, onde aqui o importante é conhecer modelos de gestão e de mentalidade de trabalho. 

São competências fundamentais: Entender como gerenciar e estabelecer o seu funil de marketing e vendas, entender os processos internos do seu setor, cultura organizacional e outros modelos de gestão. 

Competências Especializadas 

Essas são as habilidades que não são necessárias para todo profissional de marketing. Afinal, cada um tem a liberdade de escolher por qual carreira seguir. Essas são as habilidades que você precisará quando chegar a hora de criar uma ação para a empresa que você trabalhar ou é dono. 

Essas são as habilidades que você desenvolve geralmente a partir de muita prática e muito trabalho, quando você está procurando se especializar. 

Fazem parte desse nível de competência os conhecimentos em: SEO, mídia paga, e-commerce, mídia sociais . . . São as competências mais específicas que você encontra dentro de um setor de marketing digital.  

O profissional de marketing orientado a dados

Dados e análises são as habilidades número um para qualquer empresa ou profissional. Antes de começar qualquer estratégia de marketing é preciso saber muito bem qual o objetivo a ser alcançado. E mais que isso, é necessário saber como medir e acompanhar se esse objetivo pretendido está no caminho certo ou não. 

Além disso, praticamente em todas as áreas do marketing digital se é possível medir e ter insigths a partir de dados. Seja no email marketing com suas taxas de aberturas e cliques, na mídia paga com o CPL, ROI ou no marketing de conteúdo com suas curtidas e alcance. 

Os dados são essenciais do início ao fim da sua estratégia. Para iniciar, para acompanhar e no final, para entender se aquilo que se esperava aconteceu. 

O marketing orientado a aquisição (social, email, anúncios) 

O marketing orientado a aquisição diz respeito a todas as habilidades específicas que um profissional ou empresa precisa desenvolver. É um campo muito amplo e o conjunto ideal vai variar de empresa para empresa. 

Vai existir empresas que optam por trabalhar com mídia paga no Google e site. Outras que optem por trabalar com email marketing, midia paga, social ads e google ads . . . Esse conjunto de canais de aquisição de clientes depende principalmente da estratégia e orçamento de cada empresa. 

Os principais canais de aquisição dentro desse grande bloco são:

  • SEO/SEM 
  • Marketing de relações públicas/influenciadores 
  • Mídia social orgânica (Facebook, instagram, linkedin . . . )
  • Marketing de conteúdo 
  • Email marketing 
  • Anúncios em redes sociais. 

Alguns profissionais de marketing trabalham para uma empresa que, por exemplo, nunca precisará de SEO por causa de seu setor ou trabalham nessa empresa onde nunca serão necessários na área de marketing de conteúdo devido a outros membros da equipe.

Retenção em primeiro lugar

A retenção é uma etapa importante no Funil de marketing e vendas, que é um modelo fundamental dentro do marketing digital. Os clientes recorrentes são essenciais para uma empresa e você não pode crescer se tiver um funil de vazamento.

Reter um cliente é uma habilidade extremamente útil, visto que reter uma pessoa que já é cliente custa cerca de 10 vezes menos que adquirir um novo cliente. 

No entanto, a retenção não é uma habilidade fácil, porque a qualidade do seu produto também desempenha um papel importante nesse processo. É preciso além de conhecer muito bem seu cliente, conhecer quais são os pontos de melhoria do seu produto. 

Conclusão

Nesse artigo te mostramos os principais pontos que são relevantes na hora de desenvolver sua carreira profissional e também para o que olhar quando você for estabelecer uma estratégia de marketing. 

O estudo do marketing digital leva tempo, esforço e com certeza muito investimento. É por isso que muitas vezes é preciso terceirizar parte do trabalho para uma agência ou freelancers. Porém, como em qualquer carrreira, aos poucos você pode ir aumentando sua maturidade e especialização no mundo do marketing digital.