keishiii

(Ilustração por Keishimoon)

  Olá pessoal.

Hoje vou passar algumas dicas para ajudar na hora de escolher um personagem para fazer cosplay.

  Para que não sabe o que é cosplay, vou dar uma explicada básica. Cosplay é se caracterizar de um personagem de qualquer que seja a mídia, é se tornar uma personagem que você goste muito por um momento. Resumindo, cosplay antes mais que tudo um hobby que visa a diversão.

E aí vão as dicas para ajudar vocês na hora de escolher um personagem.

Personalidade

 Quando você vai escolher um personagem é bem interessante se imaginar interpretando ele. A palavra “Cosplay” vem de uma junção de “costume” + “play”, resumindo “roupa/fantasia” + “interpretação”. Então quando você vai fazer um personagem além da parte da roupa, é  importante você tentar agregar o “play”, ou seja, a parte de interpretação… Ou melhor, a personalidade que o personagem tem nisso tudo.
Por isso, tente escolher um personagem que você se identifique com a personalidade ou consiga interpreta-lo.

Dificuldade

Existem personagens fáceis de fazer e personagens mais complexos. Mas a complexidade de um personagem é relativa dependendo do cosplayer¹ que irá o fazer. Se você tem habilidade em costura e/ou em conseguir fazer seus acessórios, um personagem que seria considerado difícil para outros fazerem cosplay será fácil para você. Por isso, além de pensar na Personalidade, pense também na dificuldade em fazer o personagem. Então você precisa avaliar se vai precisar de ajuda, se você vai ter que recorrer a cosmaker² e costureiras, quanto você poderá gastar fazendo esse personagem (Tempo x Dinheiro) e etc.

Lembre-se: Fazer um personagem o qual você sente um grande sentimento de admiração, ou até mesmo amor, vai fazer o resultado final ser muito mais gratificante. As dicas são pra te orientar, mas tem vezes que é quase como se o personagem fizesse um magnetismo sobre você para que você quisesse o fazer.

A última dica sobre esse tópico é: se você for iniciante, procure personagens no nível fácil/médio de dificuldade (Falo isso por experiência própria e por experiência dos amigos). Pode acontecer – como acontece com muitos – que se você começar a fazer um personagem de dificuldade muito alta a probabilidade de você não conseguir alcançar o resultado que esperava (pela falta de experiência) e desanimar em fazer outros, ou até mesmo em melhorar esse. Então tente começar com calma.

 

 

Aparência

Como eu sempre digo na Cosplayer Depressivo: “Cosplay é pra todos” e isso não é uma mentira. Não importa tipo físico, etnia ou características em especial, se você quer fazer cosplay de um personagem, só depende de você para isso.
Cosplayer não é sósia. Realmente existem personagens que parecem muito pessoas que conhecemos na vida real, isso facilita para que essas pessoas façam cosplays deles, mas você pode fazer um personagem mesmo que não seja considerado o “sósia” dele. Isso é fato.

Se você estiver tendo dificuldade para escolher um personagem, escolha um ao qual você se identifique de algum modo, seja parecido ou não com ele. No caso da sua aparência não ser igual à dele, há métodos para ultrapassar essa questão. Existem vários métodos que os cosplayers usam (e não prejudicam sua saúde de modo algum) para ficarem parecidos com seus personagens. Pesquise e se empenhe, pois há tutoriais para quase tudo. Por exemplo: existe tutoriais para aumentar seios/diminuir seios (sem modo cirúrgico, é claro), clarear e escurecer a pele com maquiagens, fazer músculos/barrigas definidas com maquiagens e por ai vai. Então se parecer com seu personagem, só será uma questão de empenho e claro, de respeito com você mesmo.

(Lembre-se: Você é o “personagem” mais importante da sua vida, não faça coisas pelo cosplay que irão te prejudicar).

E na dúvida, adapte o personagem ao seu corpo. Pois como eu disse no começo, fazer cosplay não é ser sósia. E sim, se divertir por um tempo sendo o personagem que você sempre quis ser. Cosplay é diversão.

Conhecimento/Pesquisa

  Se você vai fazer cosplay de algum personagem seja de jogos, animes, desenhos, filmes, séries ou etc, tente conhecer seu personagem e o contexto de sua história. Simplificando: Se o personagem é de um anime, é essencial para um “cosplay completo”, que você tenha assistido o anime. Isso é algo simples, porém de muita importância.

Pois o “Cos” precisa do “Play” e a o “Play” você não pega em uma imagem de referencia do Google, o “play” vem do que você aprendeu com o personagem na história sobre a personalidade dele. Sabendo disso antes de qualquer coisa, facilitará você a ser fiel ao seu personagem, conseguir desenvolver apresentações e ter criatividade na hora das fotos. E o mais importante evitar que você passe por gafes na internet ou no dia do evento.  Então pesquise, entre no mundo do personagem e se divirta.

[BÔNUS/DICA] Banco de Dados de Personagens de Anime

Uma amiga minha chamada Stephanie Marques, descobriu esse Banco de Imagens aonde você pode pesquisar personagens segundo as características que você quer.

Site: [http://www.animecharactersdatabase.com/]

O site está em Inglês, então ela até passou uma tradução básica dos itens que tem na parte de cima do site pra você fazer a pesquisa.

COMO PESQUISAR:

Logo na parte superior tem uma barra, onde você coloca as opções de pesquisa.

Genre: É o gênero, ou seja, masculino (Male), feminino (female) ou unknow/ambíguos (desconhecido/ambíguo).

Eye Color: É a cor do olho da personagem. Legal para quando você tem, por exemplo, uma lente de contato e quer outro personagem com essa cor de olho ou quando não quer usar lente nenhuma.

Hair Color: É a cor do cabelo.

Hair Length: É o tamanho do cabelo.

Aparent Age: Idade aparente, ou seja, não é a idade real do personagem, mas a que ele aparenta. Criança, adolescente, adulto, idoso ou sem idade.

Por último, Animal Ears: Que são orelhinhas de animais.

 Obs: Ela disse que não é preciso preencher todos os campos pra efetuar a pesquisa, depois é só clicar em “Search” e então vão aparecer às opções de personagens.

Créditos dessa ideia totalmente a Stephanie Marques. Obrigada.

 Esses são os principais pontos que eu considero importante na hora de escolher um personagem para fazer cosplay. Você conhece ou costuma utilizar algum outro? Então por favor, comente e adicione valor a nossa postagem.

O assunto da semana que vem será: “Dicas para se organizar para concluir seus projetos cosplay”, não perca.

——–

Glossário:

Cosplayer¹: Indivíduo que faz o cosplay, ou seja, o personagem.

Cosmaker: Indivíduo que faz a roupa e/ou acessórios que o personagem utilizará.

————————-

Sigam-me os bons!

@CrisGranatoCosplay/DeviantART

 

About the Author

Lily

Formada em espanhol no CCAA, e tentando aprendendo japonês :D formada em Desenho Industrial, meus Hobbies favoritos são desenhar, colecionar bonecos de anime, mangás, também faço cosplay de alguns personagens e blogueira do Tomodachi Nerd's duvidas e dicas podem me perguntar sempre!!!

View All Articles