Vai, forrozão

Santo Antônio de Jesus respira o puro São João

Não há expressão que melhor descreva o São João do que o aconchego. E a festa na Bahia, uma das mais tradicionais da cultura nordestina, gera uma comoção nas pessoas, que aproveitam o mês de junho para resgatar as raízes, em uma viagem carregada de nostalgia e emoção para o interior do estado.

Neste ano, a Bohemia é a cerveja oficial do São João de Santo Antônio de Jesus. Com 166 anos de história e tradição, a única puro malte que é Bohemia apoia, incentiva e se faz presente nesses momentos de resgate das tradições.

Desde o início do mês de junho, a cidade de Santo Antônio de Jesus (SAJ) se prepara para a festa do santo João, mas é na véspera do feriado que a tradição toma conta de SAJ. E se engana quem acredita que o São João acontece apenas em praça pública, é no aconchego de cada lar que se dá início ao puro São João e com mistura de culturas.

A exemplo de Nilton Ivanovitis de 46 anos. O vendedor autônomo mescla a cultura nordestina com os costumes da cultura turca. Nascido em Salvador, mas filhos de pais turcos, mora há 35 anos em Santo Antônio de Jesus e faz questão de realizar a cada ano o seu próprio arraiá de casa cheia.

“O puro São João para mim é isso aqui, reunir a família ao redor da fogueira com muita alegria e cerveja. Hoje a gente tem 30 pessoas dentro de casa, amanhã vai chegar mais gente”.

Nilton criou a sua própria tradição ao lado da família e amigos, misturando elementos da cultura turca com os hábitos da festa junina, para agradar a todos.

A casa do vendedor autônomo é uma das mais decoradas da região com direito a bandeirolas, chapéu de palha, uma grande fogueira, que todos os anos é acendida pontualmente Às 18h do dia 23, e muitos fogos de artifício, para não perder o espírito junino.

“Nós vamos assar um carneiro, que é algo da nossa cultura (turca), mas tem coisa da cultura nordestina também. Tem as comidas típicas do São João, a fogueira e fogos. E tem música para todos os gostos: forró, sertanejo, tuca e do do Nordeste”.

Assim como a Bohemia, Cristiano Cavalcante, é estreante na festa junina. O empresário, 41, natural de Uberlândia, foi convidado para curtir uma temporada em Santo Antônio de Jesus e confessa que o que atraiu ele para a cidade foi a oportunidade de reunir os amigos e matar a saudade das raízes da família.

Já Milton Costa, 57, marca presença pela segunda vez na festa do amigo. O revendedor autônomo descreve a essência do São João como a alegria de estar junto as pessoas que amam, sempre com bastante alegria.

A Bohemia marca presença nos principais destinos juninos da Bahia, incluindo as festas públicas de Santo Antônio de Jesus e IrecÊ. É também a cerveja oficial das festas privadas Forró do Lago (SAJ) e Brega Light e TicoMia, em Ibucuí.

Recomendado para você