(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Campeão do Mundo em 2002 e da Copa das Confederações em 1997, o ex-jogador Juninho Paulista é o novo coordenador da Seleção Brasileira Masculina Principal.

Ele assume o cargo após iniciar sua passagem na gestão da CBF como diretor de Desenvolvimento do Futebol, departamento que passou a fazer parte da estrutura organizacional a partir da posse do presidente Rogério Caboclo.

Juninho entra no posto que estava sendo ocupado por Edu Gaspar desde o dia 20 de junho de 2016. Nestes três anos, Edu trilhou um caminho de excelência e profissionalismo, contribuindo para uma trajetória vitoriosa.

Enquanto atuou como coordenador, a Seleção Brasileira disputou 42 jogos, sendo 33 vitórias, 7 empates e 2 derrotas, com 84,13% de aproveitamento. Nas Eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia 2018, alcançou a classificação antecipada com a melhor campanha da história. Na última página deste ciclo, conquistou a Copa América 2019 no último domingo.

Na despedida da Seleção Brasileira, Edu liderou o planejamento e cuidou de todos os passos do projeto que resultou no título da Copa América 2019, troféu que não conquistávamos há 12 anos.

Mais sobre o novo coordenador

Osvaldo Giroldo Júnior, o Juninho Paulista, tem 46 anos e vestiu a camisa da Seleção Brasileira por quase uma década. Representou o Brasil em 54 oportunidades e conquistou seis títulos, com destaque para o pentacampeonato mundial em 2002 e a Copa das Confederações em 1997.

Durante a carreira como jogador, brilhou em equipes da elite do futebol brasileiro, como São Paulo, Vasco, Flamengo e Palmeiras. Na Europa, destacou-se na Espanha e na Inglaterra. Em 2008, foi eleito pelo jornal britânico The Sun o melhor jogador brasileiro com passagem pelo futebol inglês.

 

CBF

CBF

About the Author

cristina brito

Jornalista cearense. Sempre amei escrever sobre os mais variados esportes. Mantenho o blog Veia Esportiva desde junho de 2017. Sou host no Podcast Papo de Alvinegra, no Youtube. Mande sua sugestão de pauta para veiaesportiva@gmail.com ou cristinabritojor@gmail.com. Nos encontramos por aí. Até mais! ;)

View All Articles