O ANCORADOURO escolheu doze pôsts para a sua retrospectiva 2010. Fazemos votos de que em 2011 você permaneça conosco caro leitor.

Clique no título para ler o pôst na íntegra.

Janeiro

Editora de famosa revista “gay” se converte e muda rumo de sua publicação

Charlene Cothran, uma das mais proeminentes lésbicas afro-americanas dos Estados Unidos, fundadora e editora da revista homossexual “Vênus”, anunciou surpreendentemente sua conversão ao cristianismo no último número da revista, e sua decisão de mudar o rumo da publicação para ajudar, adiante, à recuperação de homossexuais.

Fevereiro

Grupo de anglicanos australianos anuncia sua adesão ao catolicismo

A comunidade de anglicanos Foward in Faith, que tem sua sede principal na Austrália, poderia ser o primeiro caso de adesão coletiva à plena comunhão com a Igreja Católica depois da publicação da constituição Anglicanorum Coetibus, no último dia 4 de novembro.

Março

Que Santo é o Daime?

O assassinato do cartunista Glauco Villas-boa por um integrante da seita da qual fazia parte e era mantenedor despertou a curiosidade do público sobre o Daime. Afinal de contas, do que se trata? D. Estevão Bettencourt na Revista Pergunte e Reponderemos, n.340; 1990; pg 422 fala sobre o chá de efeito alucinógeno que dá nome à seita.

Abril

Presidente Quer um País sem Manifestação Religiosa

O Plano Nacional dos Direitos Humanos ou PNDH – 3 aprovado com unânimidade pelos ministros e apresentado pelo presidente Lula tem em seus objetivos estratégicos a retirada de símbolos religiosos dos locais públicos. O documento justifica o ato alegando respeito á laicidade do estado.

Maio

Lei ou Mordaça?

O lobby gay luta pela implantação da Lei da homofobia  que  prevê até cinco anos de reclusão para quem praticar atos considerados como preconceito pela minoria. Uma pessoa, por exemplo, que não passe numa entrevista de emprego, poderia alegar que fôra rejeitado por ser homossexual. Isto conotoria preconceito, logo, incorreria sobre o empregador a penalidade.

Junho

Maconha Indiscriminada

Enquanto parte da sociedade se mobiliza para combater as drogas lícitas,tabaco e  álcool, um movimento toma corpo a favor da descriminalização do uso da maconha. Entre os defensores da causa figuram políticos como Fernando Gabeira e o intelectual Fernando Henrique Cardoso.

Julho

A morte de Bruce

Estou  com uma imagem que não sai de minha cabeça. Trata-se da cena do jovem Bruce que foi assassinado ontem,25, numa abordagem desastrosa da polícia militar do Ceará. O jovem de 14 anos retornava do trabalho com o pai na garupa de uma moto.

Agosto

O discurso diabólico de Macedo sobre o aborto

Brilhante o artigo de Reinaldo Azevedo intitulado “Para ler, ver e ouvir com um crucifixo na mão”! Nele, o articulista fala sobre o posicionamento de Edir Macedo, auto-intitulado de bispo de uma igreja fundada por ele mesmo, a favor do aborto.

Setembro

Gabriel Chalita processa entidade católica pró-vida

Gabriel Chalita é um homem de histórico escolar  invejável. Formou-se em filosofia, como mestre em Ciências sociais e direito e ainda acumula dois doutorados. É professor universitário, titular da Pontifícia universidade católica de São Paulo entre outras. Já escreveu mais de cinquenta livros muitos dos quais sobre educação. Chalita já ocupou o cargo de secretário de educação de São Paulo e em 2008 elegeu-se como o vereador mais bem votado em sua terra natal.

Outubro

10 vídeos contra o aborto

O papa Bento XVI em encontro com os bispos do Regional Nordeste V exortou os bispos a orientarem seus fieis a se posicionarem a favor da vida. Com a fala do ppntífice foi confirmada as manifestações de prelados brasileiros que se propuseram expor sua imagem na mídia para promover a cultura da vida. O ANCORADOURO selecionou dez vídeos contra o aborto feito por  bispos, padres, leigos e entidades cristãs a favor da vida. O objetivo é apenas iluminar a mente do eleitor cristão diante de sua imensa responsabilidade ao escolher o presidente da República neste próximo dia 31.

Novembro

Papa não liberou uso de preservativo

O que o papa faz e diz repercute. E muito. A última que corre o mundo são especulações acerca de uma suposta anuência do papa ao uso de preservativos. A notícia espalhada pelas agências internacionais versam sobre possíveis declarações do pontifíce no livro “Luz do mundo” que será publicado nesta  próxima terça,23. A obra é resultado de vinte horas de entrevista de Bento XVI ao jornalista alemão  Peter Seewald.

Dezembro

O verdadeiro Deus na carne

O cristianismo é a única religião que prega a encarnação de seu Deus. Para as demais tal crença é uma loucura, como pode Deus, onipotente, humilhar-se a este ponto? Mas é justamente isto que difere a fé cristã das demais, Deus torna-se um de nós, humano, com exceção no pecado.

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles