Ancoradouro

Nova direção é apresentada na abertura do ano acadêmico da FCF

Inovação, inclusão e responsabilidade social no horizonte dos novos gestores.

Da esq. para dir.: Raphaela Cândido, Padre Francisco Francileudo, Lisieux Rocha, Grêcye Mendonça, Irmã Celeste de Sousa, Padre Moésio Pereira, Padre Ronaldo Nogueira. Foto: FCF/divulgação.

Na manhã desta quarta-feira, dia 6, foram apresentados oficialmente os novos gestores da Faculdade Católica de Fortaleza – FCF, na abertura do ano acadêmico. Pelo próximo quadriênio, Padre Francisco Antonio Francileudo será o diretor geral da instituição. “Nosso objetivo é fazer que a Faculdade Católica de Fortaleza entre na rede de pesquisa, ensino e extensão sem nada dever a outras instituições do segmento”, disse o padre, primeiro doutor em Psicologia formado no estado do Ceará.

Padre Francisco Antonio Francileudo, novo Reitor da FCF.

O novo diretor geral anunciou algumas novidades, dentre elas, o início dos diálogos para a formação de uma liga de universidades católicas do Nordeste. “Já começamos a conversar com as Universidades Católicas de Pernambuco e Quixadá”, adiantou. Outra novidade é o funcionamento da FCF das 7 às 22h, sem intervalo, e a implantação, em breve, do Centro de Idiomas para o ensino das línguas bíblicas (Latim, Grego e Hebraico), línguas comerciais (Inglês, Italiano e Espanhol) e das línguas orientais (nipônica e possivelmente árabe).

Fachada da Faculdade Católica de Fortaleza.

A professora Lisieux D’Jesus Luzia de Araújo Rocha, nova Diretora Acadêmica da instituição, sublinhou que o trabalho nesta área se firmará sobre o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. A responsabilidade social também será levada em conta. “Inclusão digital, projetos de educação voltados para a prevenção ao suicídio já estão sendo elaborados”, disse a doutora que atualmente também  integra o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE).

Alunos da FCF.

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico será coordenado pelo professor Rafael Rebouças. O Departamento de Pós-Graduação, pesquisa e extensão estará sob os cuidados de Padre Moésio. A instituição começou a preparar Cursos de Extensão em Direito Canônico com foco nas secretárias paroquiais; em Economia Pastoral, dentre outros cursos nas áreas filosófica, teológica, artes, literatura e educação. Padre Antonio Ronaldo Vieira Nogueira, da Diocese de Limoeiro do Norte, coordenará o Departamento de Teologia

Grande novidade anunciada é o Centro de Estudos de Filosofia Brasileira da Católica de Fortaleza, organismo vinculado do Departamento de Filosofia sob a coordenação de Irmã Celeste que assume seu terceiro mandato nesse departamento. O objetivo é estudar filósofos brasileiros como Lima Vaz e Farias Brito.

Uma das metas para a FCF é sua entrada mais audaz no ramo competitivo da educação superior. Para esta empreitada foi nomeada para comandar a Diretoria Administrativa Financeira Victória Grêcye Alves de Mendonça com ampla experiência em gestão. “Queremos contar com a ajuda de todos para tornar realidade nossos projetos e sonhos”, conclamou.

 

Chanceler preside a  Missa

Missa foi presidida pelo arcebispo Dom José Antonio.

Após apresentação dos novos gestores, o Chanceler da instituição, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques presidiu a Missa votiva ao Espírito Santo no Outeiro da Prainha. “Não devemos procurar uma educação qualquer, mas uma iluminada pela fé que cura o ser humano e concede a ela capacidade ainda maior”, advertiu o arcebispo em sua homilia.

View this post on Instagram

Aconteceu na manhã da quarta-feira, 6/2, Igreja da Prainha, a Solene Missa em intenção pelo Ano Acadêmico 2019. A eucaristia foi presidida pelo Arcebispo Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Chanceler da FCF. Concelebraram Dom Rosalvo, bispo auxiliar de Fortaleza, juntamente com Sacerdotes professores, reitores e formadores. . Na ocasião a Direção da FCF para este quadriênio foi apresentada a Dom José Antonio, que a abençoou para o exercício da missão. Na homilia o prelado falou do lema da Instituição, #CooperatoresVeritatis. Segundo ele todos somos responsáveis em tornar o rosto da Verdade, Jesus Cristo, conhecido e amado. No final da celebração todos cantamos o #VeniCreator, suplicando ao Espírito Santo luz e sabedoria. . FOTOS/ÁLBUNS: www.catolicadefortaleza.edu.br

A post shared by Católica de Fortaleza (@catolicadefortaleza) on

Dom José Antonio ainda ensinou que vem de Deus, através da fé, a luz que nos deve guiar; esta potencializa o que é humano e nos coloca no caminho da Ressurreição. Para tanto é preciso que através de palavras e obras nos aproximemos de Deus, em vista de realizarmos o chamado que temos em ser cooperadores da verdade, disse o arcebispo recordando o lenitivo da Católica de Fortaleza.

Confira a lista completa com a titularidade e função dos novos gestores da FCF.

Diretor Geral: Prof. Dr. Pe. Francisco Antônio Francileudo

Diretora Acadêmica: Profa. Dra. Lisieux D’Jesus Luzia de Araújo Rocha

Diretora Administrativa Financeira: Esp. Vitória Grêcye Alves de Mendonça

 

Propedêutico / Comissão do Vestibular: Profa. Ms. Raphaela Cândido Lacerda

Coord. Departamento de Filosofia: Profa. Dra. Irmã Maria Celeste de Sousa

Coord. Departamento de Teologia: Prof. Ms. Antonio Ronaldo Vieira Nogueira

Coord. Do Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão: Prof. Dr. Pe. Moésio Pereira de Souza

Recomendado para você