Ancoradouro

XII Evangelizar vai ter reforço de 110 agentes de segurança e esquema especial de transporte

Representantes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e de suas vinculadas Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) apresentam, nesta quarta-feira (23), os planos operacionais de segurança e mobilidade para o XII Evangelizar Fortaleza. Ao todo, 110 agentes da forças de segurança do Estado serão mobilizados para reforçar o entorno do evento, que acontece no próximo sábado (26), no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). Os fiéis também contarão com um esquema especial de transporte público, com ônibus expressos até o local da festa católica.

A diretriz operacional que integra as ações de todos os parceiros públicos foi conduzida pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS. Com o intuito de proporcionar segurança e tranquilidade para o público que vai ao evento religioso, serão empregados 110 agentes das forças de segurança do Ceará, sendo 72 policiais militares, 30 bombeiros militares e oito policiais civis.

Padre Reginaldo Manzotti e Dom José Antonio.

Somente a Polícia Militar do Ceará (PMCE) vai disponibilizar 72 agentes de segurança pública. As tropas estarão divididas em equipes do Policiamento Ostensivo Geral (POG), do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) e do Comando do Policiamento Especializado (CPE). As ocorrências policiais serão encaminhadas para o plantão especial do 16º Distrito Policial, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) localizada na Avenida Alberto Craveiro, 1670, no bairro Dias Macedo. A unidade inicia os atendimentos a partir do meio-dia. Ao todo, oitos policiais civis estarão envolvidos no esquema de segurança, entre delegados, escrivães e inspetores.

Padre Reginaldo Manzotti em evento no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza.

Em relação ao trabalho do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), as ações serão focadas no trabalho preventivo de combate a incêndio para garantir a segurança de todos. Serão disponibilizadas uma viatura de combate a incêndio, uma de salvamento, uma de resgate, dois veículos do tipo Auto Bomba Tanque (ABT) e uma viatura para os vistoriantes do Comando de Engenharia e Prevenção de Incêndio (CEPI). O efetivo de bombeiros militares será de 30 agentes. O reforço tabém terá apoio aéreo da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, realizando sobrevoos na região.

Transporte

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) colocar 40 ônibus-extra para facilitar o deslocamento dos passageiros em direção ao “XII Evangelizar Fortaleza ”. Com a alteração do local, que este ano será realizado no CEU, o evento com o Padre Reginaldo Manzotti conta com a operação de transporte que se inicia, a partir das 12 horas do sábado (26), e encerra-se, à 1 hora do domingo (27), para o retorno dos fiéis.

Etufor colocará ônibus saindo dos terminais para o CEU. 

As 15 linhas que passam pela Avenida Alberto Craveiro fazem viagens expressas para atender a alta demanda, conforme o planejamento a seguir: oito veículos no Terminal da Parangaba, dez no Terminal do Antônio Bezerra, sete no Terminal do Siqueira, quatro no Terminal do Papicu, cinco no Terminal da Messejana, dois no Terminal do Conjunto Ceará e quatro no Terminal da Lagoa. Além das linhas extras e das regulares, as linhas de Corujão estarão em pleno funcionamento, a partir da meia-noite.

Confira a lista com as linhas que passam no entorno do local do evento:

024 – Antônio Bezerra / Lagoa/ Unifor

041 – Parangaba / Oliveira Paiva/ Papicu

309 – Conj. Sumaré/ Parangaba

311 – Castelão/ Parangaba

312 – Dias Macedo / Parangaba

321 – Passaré/ Jardim União / Parangaba

391 – Passaré / Parangaba

603 – Jardim União / Centro

605 – Conj. José Walter/ BR 116/ Av. I

606 – Conj. José Walter / BR 116 / Av. N

633 – Passaré / Centro

666 – Jardim Castelão

680 – José Walter/ Papicu / Cidade Jardim

Corujões

– Passam no local:

034 – Corujão Av. Paranjana I

035 – Corujão Av. Paranjana II

– Integram no Terminal Parangaba:

036 – Corujão / Conj. Ceará/ Papicu / Montese

048 – Corujão Parangaba / Papicu

062 – Corujão Conj. Esperança

063 – Corujão Bom Jardim

064 – Corujão / Aeroporto / Centro / Rodoviária

090 – Corujão / Montese

095 – Corujão / Conj. Pref. José Walter

Trânsito

A operação de trânsito, que terá início ao meio-dia, visa a disciplinar o estacionamento no entorno do evento e auxiliar a travessia de pedestres nas avenidas Alberto Craveiro e Dr. Silas Munguba. Dispositivos como cones serão utilizados para que os veículos reduzam a velocidade nas principais entradas do evento e nas faixas de pedestres. Um efetivo de 92 agentes e orientadores controlará o tráfego, garantindo o ir e vir dos participantes com mais segurança e agilidade.

A partir de meio-dia, a AMC dará início aos pontos de bloqueio no cruzamento da Rua Antônio Ferreira com Rua Antônio Farias e Av. Dr. Silas Munguba para facilitar a chegada e saída dos pedestres.

Acesso ao público

O evento vai reservar três portões de acesso para os fiéis: dois voltados para a Avenida Alberto Craveiro e um pela Avenida Dr. Silas Munguba. Os pedestres poderão entrar por qualquer um dos portões, já os carros poderão acessar o portão pela Avenida Alberto Craveiro.

Serviço

XII Evangelizar É Preciso – Fortaleza – Padre Reginaldo Manzotti

Data: 26 outubro de 2018 (sábado)

Hora: a partir do meio-dia

Local: Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) – Avenida Alberto Craveiro, 2222 – Dias Macedo

Recomendado para você