vol_silencio_gf_2

Vou falar nesse texto sobre algo muito simples, porém, de um poder transformador na nossa vida absolutamente incrível. Trata-se da sequência mais sensata antes de se tomar qualquer atitude frente aos desafios que nos são apresentados pela vida.

Devemos sempre

Pensar – Sentir – Agir

Procedendo dessa forma, a probabilidade de errarmos é muito menor e a possibilidade de que aquilo que formos fazer cause um impacto positivo na nossa vida e na vida das outras pessoas também é muito maior.

Pense comigo! Se antes de proceder eu penso com calma, então eu me dou TEMPO para maturar esta ideia, através desse tempo, eu me aquieto e consigo SENTIR o que o meu coração está me dizendo, e ele é infalível, ele sempre nos indica o melhor para nós, aquilo que pode nos engrandecer.

Depois que a gente sente que é para fazer tal coisa e que precisa agir de determinada maneira, aí sim! Estaremos aptos e preparados para agir com a mínima possibilidade de errar ou de se equivocar.

Agora perceba também o que acontece quando a gente inverte essa sequência? Algo que, infelizmente, milhões e milhões de pessoas fazem!

Agir – Sentir – Pensar

Essas são as pessoas dominadas pela IMPULSIVIDADE. A impulsividade é vista por muitos como uma virtude, mas calma! Não é bem assim. Tudo tem a ver com o equilíbrio. A impulsividade é considerada positiva até o ponto em que eu sei e tenho convicção de que “não estou dormindo no ponto”, entende?

A impulsividade tem certa semelhança com a agressividade. É exatamente por esse fato que muitos a consideram uma virtude. Até já falei em outro texto que agressividade é algo positivo se soubermos canalizar as nossas energias. Na raiz desta palavra, ela significa “seguir adiante”. O que mostra que ela nos leva de fato a AGIR. Se quiser ler um pouco mais sobre esse tema, compartilho esse texto para um aprofundamento, o link está logo abaixo.

O lado positivo da agressividade

E sabe de uma coisa engraçada para os que agem dessa segunda maneira? Muitas vezes elas quebram a cara bonito, e mesmo assim, só vão pensar nas consequências dos seus atos muito tempo depois, e às vezes depois ao ponto de cometerem os mesmos erros repetidamente. Muito cuidado com isso! Isso é uma prova daquilo que chamamos de TEIMOSIA. Ser teimoso é algo que nos leva a amargar decepções e frustrações uma atrás da outra. Aprenda a fundamental diferença entre PERSISTÊNCIA e TEIMOSIA. Quem é persistente age de acordo com a primeira ótica, quem é teimoso, sempre age pela segunda ótica! Recomendo que leia esse texto aqui em baixo, no qual descrevo claramente a fundamental diferença entre ser persistente e teimoso. Vale a pena conferir!

Persistência e Teimosia

Agora vou falar para você a ideia principal desse texto, isso foi algo que aprendi com o grande místico indiano Osho. Existe uma razão muito simples e profunda para concluirmos que a primeira forma de agir é a mais correta, e a explicação tem a ver com as esferas de cada uma. Veja!

Pensar – Sabedoria (Deus, divino)

Sentir – Alma (coração)

Agir – Instinto (corpo)

Ou seja, o pensar tem uma ligação com as esferas superiores da existência, e o agir com as esferas inferiores, ou seja, da matéria. Entendendo isso e internalizando essa sabedoria, você vai começar a se tornar um sábio. Esse é o caminho para se tornar um sábio pouco a pouco.

A primeira ótica leva a ação de cima para baixo. O que vem do superior pode ser levado ao inferior, mas o que vem do inferior, dificilmente chegará ao superior. É preciso gastar muito energia para isso. Até na natureza tudo nos revela que aquilo que vem de cima, flui com leveza e naturalidade para baixo, por exemplo, as águas de um rio que vai descendo até o mar. Suas águas descem leves e tranquilas até o mar. Outro exemplo interessante é um carro que está subindo a estrada de uma serra. Na subida ele força o motor e gasta muita gasolina, já na descida praticamente nem precisa do acelerador, a própria gravidade se encarrega de levar o carro até o ponto mais baixo do trajeto.

Enfim! Essa simples reflexão deve ser de fato colocada em prática na vida. Esse é um tipo de texto que não adianta simplesmente achar “bonitinho”, é preciso se determinar por mudar de atitude e experimentar a primeira ótica. Se você é alguém impulsivo, reflita com carinho sobre tudo que coloquei aqui e experimente pensar, sentir e só depois agir. Eu garanto a você que em pouco tempo você já estará vivendo uma vida muito mais feliz e realizada!

Muito sucesso na sua caminhada!

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles