coragem-de-ser-imperfeito1

Nós vivemos dentro de uma sociedade quase totalmente massificada, na qual a grande maioria das pessoas busca seguir caminhos convencionais, não ousam, não acreditam no potencial criador incrível que têm. Quero nesse pequeno texto lhe levar a refletir junto comigo a partir de uma frase genial que li outro dia…

“O oposto da coragem não é a covardia, é a conformidade. Até um peixe morto consegue seguir junto com o fluxo.”

Jim Hightower

Essa frase é um tapa na cara pra muita gente. Ela está falando sobre a MEDIOCRIDADE. A maior parte das pessoas se conforma em viver uma vida muito distante das suas essências, sem desenvolver todos os potenciais que ficam adormecidos a vida inteira.

O que é a conformidade? O próprio nome diz, é tomar a forma de alguma coisa. As pessoas tomam a forma de uma sociedade medíocre e escravizante, que retira dos seus indivíduos o poder de acreditar em si mesmo.

Eu também já fui muito afetado por toda essa energia negativa que assola nosso país, mas hoje sou completamente diferente, busquei resgatar a minha essência e busco viver a partir dela. Tudo que eu tenho feito de uns anos pra cá é seguir sempre o que o meu coração manda. Para onde ele manda eu ir é a direção que eu vou, e logicamente é a decisão mais acertada. SEMPRE, meus amigos acreditem! É assim!

Talvez você se pergunte: “E se eu quebrar a cara?”. Sabe o que eu digo a você? ÓTIMO! QUE MARAVILHA! Cada vez que a gente quebra a cara seguindo o que o nosso coração manda, acontece algo incrível, nós nos aproximamos cada vez mais da NOSSA VERDADE, da nossa essência. E isso muda nossa vida para sempre em todos os setores que você possa imaginar: família, amigos, relacionamentos amorosos, dinheiro, trabalho, lazer, espiritualidade, saúde do corpo etc. etc.

Quando reencontramos a nossa essência, pouco a pouco tudo na vida vai voltando para os eixos e um sentimento de paz e alegria passa a ser nossa morada.

Mas o que tudo isso tem a ver com a coragem? Só TUDO.

Você sabe o que significa a palavra coragem? Ela significa “viver com o coração”. As melhores palavras que já li sobre isso são as do grande místico Osho. Veja só...

***************

A palavra coragem é muito interessante. Ela vem da raiz latina cor, que significa “coração”. Portanto, ser corajoso significa viver com o coração. E os fracos, somente os fracos, vivem com a cabeça; receosos, eles criam em torno deles uma segurança baseada na lógica. Com medo, fecham todas as janelas e portas – com teologia, conceitos, palavras, teorias – e do lado de dentro dessas portas e janelas, eles se escondem.

O caminho do coração é o caminho da coragem. É viver na insegurança, é viver no amor e confiar, é enfrentar o desconhecido. É deixar o passado para trás e deixar o futuro ser. Coragem é seguir trilhas perigosas. A vida é perigosa. E só os covardes podem evitar o perigo – mas aí já estão mortos. A pessoa que está viva, realmente viva, sempre enfrentará o desconhecido. O perigo está presente, mas ela assumirá o risco. O coração está sempre pronto para enfrentar riscos; o coração é um jogador. A cabeça é um homem de negócios. Ela sempre calcula – ela é astuta. O coração nunca calcula nada”

***********

Incrível, não é? O que acha de a partir de hoje você viver sempre e em todos os momentos a partir do seu coração? Seguir o que ele manda? Desta forma sua vida vai atingir patamares de alegria e realização inimagináveis, e também promoverá o mesmo com todos aqueles que de você se aproximar.

Seja um exemplo de coragem, e não espere que ninguém lhe acompanhe. Esse é um detalhe muito importante. Saiba que a maior parte das pessoas tem uma série de medos e travas internas que as impedem de seguir seus corações, não espere que ninguém venha lhe segurar pela mão em direção a uma transformação de vida, porque isso não vai acontecer. Uma mudança de vida só acontece quando você toma posse de si mesmo e segue incessantemente esse caminho.

Vale a pena segui-lo, porque ao se tornar um ser humano corajoso de verdade, você vai irradiar essa energia e todos vão olhar para você diferente, vão sentir em você alguma coisa diferente e vão ter a curiosidade de saber o que houve. Eu falo tudo isso baseado na minha própria vida e tenho constatado que é assim que acontece!

Pense com carinho sobre isso e busque adquirir essa verdadeira coragem, que é seguir o seu coração com fé e na convicção de que ele vai lhe levar a crescer na vida mais até do que você um dia imaginou ser possível.

Lembre-se sempre: “O oposto da coragem não é a covardia, é a conformidade. Até um peixe morto consegue seguir junto com o fluxo.”

* Sugestão de leitura

A mediocridade das pessoas

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles