Hoje vim falar da saúde da mulher.

Creio que saúde é um assunto que é sempre bom estamos bem informadas e informados, para os homens de plantão que podem conhecer mulheres que sofrem de cólicas menstruais e podem ajudar  suas parceiras a partir destas informações, bora lá?!

Muitas mulheres optam por usar medicamentos quando bate aquela dor, eu  uso quando não estou mais aguentando, a recomendação médica (sim, eu falei com médicos) é que o uso dos medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios não-esteroides, comecem a serem usados 3 a 2 dias antes do primeiro dia da menstruação.

 

São indicados medicamentos, como, por exemplo, o Ibuprofeno, Paracetamol ou Ácido acetil salicílico, que atuam bloqueando a produção de prostaglandinas tendo efeito contra a dor e a inflamação.

Medicamentos antiespasmódicos, como o Atroveran ou o Buscopan, por exemplo, para diminuir as cólicas menstruais.

Pílulas anticoncepcionais hormonais, em alguns casos.

 

Lembrem-se antes de sempre consultar seu médico para saber qual o medicamento adequado para você.

Remédio é coisa séria, okay? Okay!

 

O que pode ajudar e MUITO o alívio de cólicas menstruais é a nossa alimentação,  vale a pena reforçar alguns que estão sempre presentes no nosso dia a dia.

 
  •  Aumentar ingestão de alimentos como laticínios, vegetais escuros, soja, banana, beterraba, aveia, couve, abobrinha, salmão ou atum.

  • Evitar beber bebidas com cafeína, como café, chocolate, chá preto e refrigerantes, como coca-cola.

  • Evitar beber bebidas alcoólicas

  • Descanso, colocando a barriga para baixo apoiada em um travesseiro para a comprimir.

  • Colocar um saco de água quente sobre a barriga.

  • Evitar fazer esforços.

  • Beber muita água, acaba a menstruação mais cedo, foi comprovado, água é vida né amores?!

 

Muitos profissionais indicam o tratamento fisioterapêutico, como:

 

– Termoterapia através do calor, que vai estimular a irrigação sanguínea, relaxar a musculatura e aliviar o impacto das contrações do útero.

Aquela velha compressa de água quente da vovó.

 

– Massoterapia, que é um tipo de massagem por amassamento ou fricção que acalma, melhora a circulação e relaxa a musculatura, como a massagem reflexa, ayurvédica ou o shiatsu, por exemplo. Meu médico indicou e acho valido que seja dito, movimentos de yoga pode ajudar.

 

– Exercícios pélvicos que alongam os músculos, promovendo o seu relaxamento e aliviam a dor.

 

– Estimulação Nervosa Transcutânea, a TENS, em que através da colocação de elétrodos na pele na região lombar e pélvica é emitida uma corrente elétrica que não provoca dor e que estimula as terminações nervosas, aliviando a dor e a cólica. Nunca tentei esta, mais é recomendado para quem conhece uma clínica que seja especializada neste tipo de tratamento.

 

– Crioterapia, que é a aplicação de gelo sobre a pele que vai ajudar a aliviar a dor. E eu comecei a fazer isto, a pouco tempo, e nossa, ajuda muito. Alivia mesmo!

 

– Acupuntura em que através da colocação de agulhas em pontos chave pode ser possível diminuir a dor menstrual e regular o ciclo menstrual.

O tratamento fisioterapêutico é ótimo para substituir as medicações, claro, que em caso de dores absurdas, não é normal, cólicas menstruais abusivas é sempre bom procurar um médico e ver qual o melhor tratamento para você.

Essas dicas acima são recomendadas para qualquer tipo de pessoa, pois envolve uma boa alimentação e exercícios que é sempre bom colocar em prática para se manter saudável. Segue abaixo alguns exercícios.

  

Espero que tenham gostado, saúde não se brinca, procure um especialista. Trouxe informações básicas porque é sempre bom ter conhecimento a mais.

                                                          


Se você estar lendo pela primeira vez, seja bem vinda (o)!

☞ Não esqueça de me SEGUIR no instagram: blogdaclara_

☞ Comentar esta matéria, deixando sua opinião, critica ou pedido!

About the Author

Maria Clara De Menezes

Fortaleza / CE Graduada em Marketing Téc. Em Enfermagem e Psicologa em formação 10 anos de experiência em blog

View All Articles