Encontro de blogueiras realizado o Jornal O Povo.  (Foto:Camila de Almeida/O POVO)

Encontro de blogueiras realizado no jornal O POVO. (Foto: Camila de Almeida/O POVO)

Nesta quinta-feira, 30, o Espaço O POVO de Cultura & Arte foi palco de um produtivo debate acerca da cena local. Com o tema “Festivais de Música em Fortaleza”, o evento contou com a presença de renomados produtores locais e ainda uma plateia recheada membros de bandas locais. Além da participação musical da banda Sulamericana.

O encontro teve a mediação da Jornalista Camila HolanDa e como convidados Amaudson Ximenes, presidente da Associação Cultural Cearense do Rock e responsável pela realização do festival Forcaos; Rafael Bandeira, produtor cultural e idealizador do Festival Ponto.CE; e Denor Sousa, produtor cultural da Empire.

E ainda Ivan Ferraro, que é músico, artista plástico e produtor cultural, além de ser o presidente da Associação dos produtores de Disco do Ceará – Prodisc e organizar a Feira da Música. Ferraro  cedeu uma entrevista ao Ceará & Rock e falou sobre a importância de debates para o fortalecimento das bandas independentes.

“Posso dizer que foi muito bacana; deveria acontecer mais, pois isso faz elevar o nível artístico e critico dos músicos e do público”, afirmou Ivan, que falou também sobre a evolução de músicos, produtores e do publico local.

“O público é o que tem mudado mais lentamente, mas já melhorou bastante; os músicos têm crescido consideravelmente no conceito da música independente nacional. A produção também melhorou muito, artisticamente e tecnicamente”, falou Ferraro, que comentou a importância de produtores para as bandas.

“Ainda é uma lacuna nessa cadeia, mas os produtores executivos estão crescendo muito. Os músicos e bandas têm que entender que a função do produtor musical é fundamental pra o resultado final do fonograma e o show ao vivo é a melhor forma de capitalizar o produto; o dinheiro vem das apresentações ao vivo, o resto é complemento. Tem que ter uma performance forte e profissional”, afirmou.

Ivan também falou do espaço dado às bandas, pela imprensa local, e criticou o “despreparo” de artistas para dialogar com a mídia.

“Existe muito espaço aqui para a cena local; os jornais, de um modo geral, abrem sempre pautas para a cena, mas o que ocorre é que os artistas não estão preparados para dialogar com a impressa. Não têm material profissional, não tem enredo, a não ser o próprio show”, disse.

Ele aproveitou para falar da “passividade” dessa imprensa, quando se precisa criticar, e aproveitou para reforçar a necessidade de um projeto como o Blog Ceará & Rock, que pretende ter um foco muito grande na cena local.

“E os jornais também, às vezes, reproduzem os releases; temos uma crítica muito passiva, não se fala mal nem bem de ninguém, só se reproduz notícia. Sinto falta de alguém falando mais diretamente sobre os shows, como foi, no que inovou, o que surpreendeu… [um blog como o Ceará & Rock] é fundamental! Precisamos falar do que estar acontecendo na cena local e não só reproduzir noticias de São Paulo”,

Pra finalizar, o produtor mandou um recado pra quem está começando no mundo da música.

“Não tem segredo. É estudar, ensaiar, ensaiar, ensaiar, tocar, tocar, tocar e tirar a bunda do sofá e ir pra luta. Não pode querer ser músico de fim de semana, tem que ser todo dia, toda hora. Tem que conquistar um público, banda sem público é passa tempo de adolescente ou de coroa que toca algum instrumento. Quem tem que gostar da nossa musica é o público, não apenas a banda e os parentes próximos. Se quer ser músico, saiba q vai ter uma vida dura, de muito trabalho e com poucas noites de sono, porém, se gostar mesmo do que faz, será o que você construir. No mais, é ouvir muita música”, finalizou Ivan Ferrero.

O Ceará & Rock também conversou com Cynthia Pettrus, que é vocalista da banda Selenya e estava na plateia do evento. Ela mostrou empolgação e definiu o debate como um aprendizado muito enriquecedor.

“Foi muito bom. Saí com outra visão de como levar a minha vida musical. Ouvir relatos de pessoas com experiência é muito válido. Me deu forças para continuar, me fez pensar profissionalmente na banda. Tem muita coisa pra corrigir e muito a conquistar”, disse Cynthia.

“Esse tipo de evento agrega valor a quem participa, promove a discussão da cena e faz com que despertemos o interesse em outras áreas, como na produção de eventos”, acrescentou a vocalista da banda Selenya.

 

About the Author

Ronnald Casemiro

fb.com/ronnaldccasemiro | Instagram: @ronnaldcasemiro | twitter.com/RonnaldCasemiro | ronnaldccasemiro@gmail.com

View All Articles