Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Depois de longo tempo longe dos palcos cearenses, a cantora Pitty retorna hoje a Fortaleza em apresentação que marca mais uma edição do festival Dragão Pop Music. O evento acontece na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e contará com a participação da banda cearense Mafalda Morfina.

No show, a cantora baiana deverá apresentar sucessos de toda a carreira e canções de seu último disco, o álbum ‘Setevidas’, o primeiro da cantora após um hiato de cinco anos (confira o setlist). Em entrevista ao Ceará & Rock, Pitty explicou o que fez nesse período sem lançamentos com o grupo, falou sobre sua relação com o feminismo, comentou sobre a presença constate da morte como assunto no novo disco e disse esperar uma noite especial. Confira:

Ceará & Rock: Gostaria que você me falasse um pouco sobre esse período longe da vida pública. O que fez durante esse tempo?

Pitty: Muita coisa. Estava me dedicando a outros projetos, montei e lancei meu livro de fotos (Cronografia), gravei com outras pessoas, fiz participações. E paralelo a isso cuidava da saúde.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ceará & Rock: Foram cinco anos sem um lançamento de estúdio (excluindo o Agridoce). O que causou esse hiato?

Pitty: Pois é, não dá pra desconsiderar o Agridoce e chamar de hiato porque eu estava ocupadíssima. Todo o processo de fazer, compor e gravar o Agridoce já levou um tempo, e depois ainda acabamos ficando mais de um ano em turnê com este projeto.

Ceará & Rock: Você se tornou uma referência quando o assunto é feminismo. Quando você se descobriu feminista?

Pitty: Percebi que sempre fui, só não havia “batizado”. Minhas ideias e desejo de igualdade entre gêneros sempre foi de encontro ao feminismo, bastou entender e desmistificar o termo para que ele simplesmente se apresentasse tal como sempre foi na minha vida.

Ceará & Rock: O último disco, “Setevidas”, possui uma sonoridade bem diferente. Como aconteceu o processo de produção desse álbum. O que a inspirou nas composições?

Pitty: O ano de 2013, embora terrível ou até mesmo por isso, foi base de inspiração e vontade de escrever novamente. O processo se deu muito naturalmente; quando eu senti que tinha um repertório em mãos e uma história pra contar acionei os meninos e fomos em frente. Decidimos gravar ao vivo, todos juntos, e essa opção estética acabou refletindo o resultado final.

LEIA TAMBÉM:
+ Confira valores de ingressos para show da Pitty em Fortaleza
+ Praça Verde recebe Pitty em seu retorno a Fortaleza no dia 15 de agosto
+ Após pedidos de fãs, Mafalda Morfina abrirá show da Pitty

Ceará & Rock: Um assunto muito presente no álbum é a morte. Como você lida com ela e qual a razão da constância dela nesse disco?

Pitty: A razão da constância do tema é sua contrapartida: não há como falar em término sem falar em recomeço. Olhando como um todo acho que se trata mais de abordar o ciclo, esse eterno destruir pra reconstruir, pelo qual todos nós passamos muitas e muitas vezes. Quanto mais o tempo passa, melhor eu aprendo a lidar com esses fins e começos.

Ceará & Rock: Como você analisa o rock nacional atualmente? Quais bandas vocês destacaria no atual cenário?

Pitty: Acho um momento de transição interessante, e de reentendimento do espaço e da comunicação com os fãs do gênero. Tem muita gente bacana; Boogarins, The Baggios, Far From Alaska, Vivendo do Ócio. E o NX Zero que acabou de lançar um disco massa, nada a ver com os anteriores e que infelizmente muita gente não vai ouvir por puro preconceito.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ceará & Rock: Sobre o rock cearense, conhece bandas daqui? A quais daria destaque?

Pitty: Conheço desde o independente, da época de trocar fita demos. Imediatamente lembrei de Cidadão Instigado que acabou de lançar um disco lindo, e também Mafalda Morfina que vai nos dar a honra de tocar com a gente aí.

Ceará & Rock: Sobre essa apresentação em Fortaleza, como espera que seja o reencontro com o público de Fortaleza?

Pitty: Vai ser massa, a saudade é grande. Tô bem feliz de poder passar por aí com a nova turnê, vai ser uma noite especial pra mim e espero que para eles também.

Serviço – Dragão Pop Music
Atrações: Pitty e Mafalda Morfina
Local: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Data: Hoje, 15 de agosto, a partir das 20h
Ingressos: Pista: R$ 45 (meia) / Frontstage: R$ 90 (meia)
Vendas: Bilheteria do Dragão do Mar, Quiosque da Bilheteria Virtual e site

LEIA TAMBÉM:
+ App de música lista as bandas brasileiras mais ouvidas no exterior
+ Transformadas em gifs animados, capas de álbuns ganham vida; confira galeria
+ Músicos cearenses falam de suas preferências no Dia Mundial do Rock

Confira vídeos da cantora:

Serpente

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=GQMBzNfj7mc[/youtube]

Um Leão

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=fCuEZTmCMMg[/youtube]

Sete Vidas

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=6qpV_KiB3Gg[/youtube]

Na Sua Estante

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=DP3j6hgS4VY[/youtube]

Me Adora

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=66PrK9b_WD8[/youtube]

Equalize

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=x7WHL-o5tMo[/youtube]

About the Author

Ronnald Casemiro

fb.com/ronnaldccasemiro | Instagram: @ronnaldcasemiro | twitter.com/RonnaldCasemiro | ronnaldccasemiro@gmail.com

View All Articles