Ao falar de BELCHIOR não pensamos exatamente em uma figura do mundo do rock, mas o folk de suas canções, as contestações de suas letras, suas manias e até o seu desaparecimento fizeram dele uma alma absolutamente roqueira, muito mais que boa parte das bandas assumidamente roqueiras, assim como uma influência para um sem número de artistas que frequentam nossas páginas.

 

As paralelas parecem finalmente ter se cruzado na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul. Um dos maiores nomes da música cearense, nordestina, brasileira, latino-americana sem dinheiro no bolso, partiu desse planeta. Sua voz grave, mais angustiada que o goleiro na hora do gol, já calada há tanto tempo, não mais sairá de baixo de seu característico bigode. E o sonho de revê-lo junto a FAGNER e EDNARDO termina aqui.

Belchior tinha 70 anos, faleceu em Santa Cruz do Sul-RS. O corpo deve ser levado a Fortaleza, no Ceará, ainda neste sábado, 30/04. O sepultamento acontecerá em Sobral, sua terra natal.O governador Camilo Santana decretou luto oficial de três dias no Estado em nota oficial:

“Recebi com profundo pesar a notícia da morte do cantor e compositor cearense Belchior. Nascido em Sobral, foi um ícone da Música Popular Brasileira e um dos primeiros cantores nordestinos de MPB a se destacar no País, com mais de 20 discos gravados. O povo cearense enaltece sua história, agradece imensamente por tudo que fez e pelo legado que deixa para a arte do nosso Ceará. Que Deus conforte a família, amigos e fãs de Belchior. O Governo do Estado decretou luto oficial de três dias.”

Ouça abaixo “Alucinação”, clássico de BELCHIOR, na voz de Humberto Gessinger, com os ENGENHEIROS DO HAWAII.

O site SCREAM & YELL, do jornalista Marcelo Costa, lançou em 2014 uma coletânea tributo com vários nomes da nova geração do rock brasileiro reinterpretando canções do astro cearense.

Os dois volumes da coletânea, formada pelo álbum “Ainda Somos os Mesmos” (com regravações do icônico “Alucinação) e pelo EP “Entre o Sonho e Som”, podem ser baixados gratuitamente (e legalmente) no próprio Scream & Yell.

Download: Ainda Somos os Mesmos, Belchior

Em 10 versões, “Ainda Somos os Mesmos” traz o álbum “Alucinação” de 1976 para 2014, com a arte da capa assinada por Renato Lima, da Pockets Comics. Junto as 10 faixas de “Alucinação” surge o EP “Entre o Sonho e o Som”, com arte de Bruna Predes, que flagra hinos de outros álbuns de Belchior. A curadoria e produção de “Ainda Somos os Mesmos” foi de Jorge Wagner, com masterização de Manoel Magalhães. Participam do tributo bandas como LEMOSKINE, FÁBRICA, THE BAGGIOS e TRANSMISSOR.

Tagged in:

About the Author

Daniel Tavares

Daniel Tavares começou a escrever fazendo poemas para conquistar a Sílvia Amora. Demorou muito, mas, depois de casar com ela e trazer o João Daniel ao mundo, passou a escrever para o Whiplash.net, Scream & Yell, Metal Militia Web Radio e para o Ceará & Rock.

View All Articles