Educação

Dia da Criança: o que comemorar?

406 1

Esta garota super criativa é a Vitória Sena, que é a responsável pelo texto postado no nosso blog.

Estamos nos aproximando do dia 12 de outubro, que no Brasil representa o dia das crianças. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069\1990) “é dever da família, comunidade, sociedade e do poder público assegurar com prioridade a efetivação dos direitos que estão diretamente ligados à vida, saúde, alimentação, lazer, educação, moradia, liberdade e convivência familiar. Mas o que é significa ser criança? Segundo o ECA, considera-se criança, a pessoa de zero a doze anos incompletos. E mais do que isso é a época da vida que a pessoa tem o direito e precisa brincar e estudar. Porém no próximo dia 12, só algumas crianças vão ter o direito de festejar, já outras não. Pois estas têm os seus direitos violados. Um exemplo desta violação é que atualmente no Brasil, várias crianças são vítimas do trabalho infantil. Quem explora essas crianças? Quem ganha com a exploração do trabalho infantil? E quem pode mudar essa situação? Essa é uma responsabilidade da sociedade como um todo.

Agradecemos ao Pedro Júlio e Vitória Sena (ambos da esquerda para direita na foto) pelos textos enviados ao O POVO na Educação.

Temos que mudar esta realidade, para que no futuro todas as crianças possam ter seus direitos garantidos e comemorem o seu dia!