Do navio para o ônibus: sem dragagem, passageiros desembarcam mais longe (Foto: Banco de dados – O POVO)

Fortaleza – Saiu no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (20/11) o aviso de Licitação –  RDC Eletrônico 2/2017 para contratação de empresa ou consórcio de empresas para execução dos serviços de engenharia de dragagem por Resultado no Porto de Mucuripe ( Fortaleza). Hoje o calado está em torno de rasos 3 metros. Com a dragagem ficará com 13 metros.

O contrato prevê a dragagem demais serviços e operações necessárias para entrega final da obra. Será por meio da Secretaria Executiva, Sub Secretaria de Assuntos Administrativos, Coordenação Geral de Recursos Logísticos, que tem como objeto a contratação de empresa ou consórcio de empresas para execução dos serviços.

Pelo Mucuripe, 14% das exportações

Conforme o Ipece, no acumulado de 2017, as exportações cearenses foram realizadas principalmente pelo Porto do Pecém (64,85%), por onde escoaram 153 produtos diferentes, com destaque para: Outros produtos semimanufaturados de ferro ou aço não ligado, de seção transversal retangular, Gás Natural Liquefeito, Castanha de caju, Alimentos, e Calçados e partes, dentre outros.

Pelo Porto de Fortaleza (Mucuripe), 14,4%. Por lá, partiram  sobretudo couro e peles, Ceras Vegetais, Castanha de Caju, Barras de ferro ou aço não ligado, a quente, dentadas, e Calçados e partes, para citar apenas os mais relevantes.

As exportações do Ceará também foram realizadas pelo Porto de Santos (5,79%), por onde foram enviados Calçados e partes; Granito, simplesmente talhados ou serrados; Castanha de caju e Ceras Vegetais. Pelo Porto de Salvador (3,2%) seguiram Sucos (sumo) de outras frutas, não fermentado, sem adição de açúcar; Couros e peles e Calçados e partes.

Tagged in:

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles