Uma novidade neste ano no Fórum Carismático foi a introdução dos painéis temáticos tratando sobre temas atuais. O cristão precisa ter sua opinião formada diante dos grandes questionamentos e situações que surgem a cada geração.

Um dos temas tratados no painel foi o desenvolvimento segundo o que escreveu o Papa Bento XVI na Encíclica A Caridade é a verdade. O tema ficou sob a responsabilidade do seminarista e filósofo Silvio Scopel.

O expositor iniciou esclarecendo que a caridade é o dom maior concedido por Deus, ela é a essência divina. A justiça, conceitou Sílvio é o meio que atribui ao outro o que lhe pertence por direito, diferente da caridade, meio pelo qual damos ao outro aquilo que é nosso, que nos faz falta.

O desenvolvimento na ótica Católica procede dos conceitos da justiça e da caridade sendo o que faz os povos sairem da miséria. O desenvolvimento visa a redenção do homem contemplando sua totalidade que compreende os aspectos físico e espiritual.

Um desenvolvimento que objetive sanar apenas as necessidades corporais do homem é incompleto e resulta no relativismo. O seu sentido é o bem comum, fora disso o desenvolvimento torna-se um grande mal para a comunidade humana.

A atividade econômica, força motriz do desenvolvimento humano, deve está atrelada necessariamente à caridade. Sendo assim o bem comum é a meta e não mero detalhe. A absolutização do lucro, por exemplo, é desumana.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles