A Congregação Salesiana está celebrando os 150 anos da sua fundação. Em Fortaleza, o marco dessa comemoração será uma missa solene, presidida pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom Antônio Aparecido Tosi, às sete da noite, desta sexta-feira, dia 18 de dezembro de 2009(dia em que a Congregação foi fundada) na Igreja de Nossa Senhora da Piedade, à Rua Joaquim Torres, 185, bairro de Joaquim Távora.

A motivação para toda a sociedade partilhar deste momento de fé e devoção da igreja católica , é sabermos que o mesmo espírito que impulsionou São João Bosco a fundar a sociedade , em 1859, move os que hoje dedicam sua vida à educação e evangelização dos jovens. Nos tempos de Dom Bosco, a grande urgência era a retirada dos jovens das ruas, uma realidade que ainda persiste atualmente.

 A grande aposta salesiana a nível mundial, de acordo com o país onde se insere, é a formação do ensino básico e na formação técnico-profissional. Em campos de missão, como em Fortaleza, a Congregação mantém entre as Obras Sociais , por exemplo, a ASPPADE – Ação Social da Paróquia da Piedade, que desenvolve atividades na profissionalização e ressocialização de jovens carentes e suas famílias, através de oficinas e cursos.

 A Congregação salesiana está presente em 129 países, com 16 092 salesianos (10 669 sacerdotes, 2025 coadjutores ou salesianos irmãos, 2765 seminaristas, 515 noviços, 118 bispos, dos quais 5 cardeais). Em Fortaleza, mantém Os Colégios Dom Bosco, Juvenal de Carvalho e Dom Lustosa, além da Fundação Educacional Salesiana Dom Bosco e Instituto Felippo Smaldonne.

Por: Joselita Feitosa

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles