Ancoradouro

A Vida de Zilda Arns

zilda Arns

Dra. Zilda Arns Neumann, 75 anos, é médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dra. Zilda Arns também é representante titular da CNBB, do Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Nascida em Forquilhinha (SC), reside em Curitiba (PR), é mãe de cinco filhos e avó de dez netos. Escolheu a medicina como missão e enveredou pelos caminhos da saúde pública. Sua prática diária como médica pediatra do Hospital de Crianças Cezar Pernetta, em Curitiba (PR), e posteriormente como diretora de Saúde Materno-Infantil, da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, teve como suporte teórico diversas especializações como Saúde Pública, pela Universidade de São Paulo (USP) e Administração de Programas de Saúde Materno-Infantil, pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS).

Sua experiência fez com que, em 1980, fosse convidada a coordenar a campanha de vacinação Sabin para combater a primeira epidemia de poliomielite, que começou em União da Vitória (PR), criando um método próprio, depois adotado pelo Ministério da Saúde.

Em 1983, a pedido da CNBB, a Dra. Zilda Arns cria a Pastoral da Criança juntamente com Dom Geraldo Majela Agnello, Cardeal Arcebispo Primaz de São Salvador da Bahia, que na época era Arcebispo de Londrina. Foi então que desenvolveu a metodologia comunitária de multiplicação do conhecimento e da solidariedade entre as famílias mais pobres, baseando-se no milagre da multiplicação dos dois peixes e cinco pães que saciaram cinco mil pessoas, como narra o Evangelho de São João (Jo 6, 1-15).

A educação das mães por líderes comunitários capacitados revelou-se a melhor forma de combater a maior parte das doenças facilmente preveníveis e a marginalidade das crianças. Após 25 anos, a Pastoral acompanha mais de 1,9 milhões de gestantes e crianças menores seis anos e 1,4 milhão de famílias pobres, em 4.063 municípios brasileiros. Seus mais de 260 mil voluntários levam fé e vida, em forma de solidariedade e conhecimentos sobre saúde, nutrição, educação e cidadania para as comunidades mais pobres.

E mais

Clique aqui  para ler o discurso de Dra. Zilda Arns no Haiti (Em espanhol)

Plugado da Pastoral da Criança

Recomendado para você

Nenhum comentário

  • MARGARIDA SEBENELLO disse:

    COMENTÁRIO

    NESTE CENÁRIO DESALENTADOR do Haiti A PRESENÇA DE ZILDA ARNS É DE UMA BELEZA ATROZ – pois parece estar lá como levada pela MISERICÓRDIA DIVINA com a nobre função de “MOSTRAR A LUZ NO
    FUNDO DO TÚNEL”…

    …mostrar não só ao Haiti e seu povo,mas MOSTRAR AO MUNDO!, cuja atual civilização expressa a mal versação da vida coletiva por séculos sem fim …

    Eu creio que A LUZ DELA EM ESPÍRITO entre as almas ali aflitas e sem rumo (vivas ou não)
    deve estar IRRADIANDO AMOR, COMPREENSÃO e AL-
    GUM MEIO DE CRESCER INTERIORMENTE
    … pois a-
    lém da matéria pode ter mais lugar ainda pa-
    ra a FRATERNIDADE DE ALMA PARA ALMA.

    Espero também que O QUE ELA JÁ SIMBOLIZAVA neste mesmo cenário de miséria material e humanana – anterior ao terremoto – FIQUE NA MENTE DE GOVERNANTES e de PODEROSOS como UM FANTASMA A
    ASSOMBRAR-LHES A CONSCIÊNCIA
    , indicando-lhes
    como a prática do AMOR CRISTÃO é A ÚNICA SAÍ-
    DA INTELIGENTE
    para a humanidade.

    A SOBREVIVÊNCIA DO PLANETA está esgotando-se.

    QUE A IMAGEM DELA e deste CENÁRIO HAITI 2010
    UNA OS 2 CONCEITOS DELA: AMOR e ACOLHIMENTO COM
    CRESCIMENTO.
    Crescimento de todos JUNTOS: po-
    bres e ricos; doutores e analfabetos; autori-
    dades e povo; homem e naturez. Todos em HARMO- NIA pelo bem comum.

    Que esta ÚLTIMA DOAÇÃO DELA seja compreendida
    em toda sua GRANDE EXTENSÃO SIMBÓLICA… seja vista como doação orquestrada por alguma força superior à magnitude do terremoto.

    Amém.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 2 =