
Paralelo a isso,o sistema capitalista que rege nossa sociedade exige dos pais uma presença no mercado que acaba roubando-lhes dos filhos. Tal ciclo ocasiona o que poderíamos designar de fenômeno da terceirização do afeto. A babá, o motorista, um parente, a escola acabam exercendo o papel de referência próprios dos pais. A consequência é o crescimento de uma geração egoísta, indiferente, imatura e inapta para a lida de situações mais exigentes.
Pessoa alguma pode dar a uma criança o afeto dos pais. Sem esse amor a educação é comprometida e por tabela a sadia convivência em sociedade. Então, uma mundo filiarcal constituído por indivíduos mau amados e sem referencial de paternidade e maternidade exemplar acendem-nos o sinal de alerta que algo está errado.