Ancoradouro

SUS realiza mudança de sexo

O Sistema Único de Saúde – SUS – passa a oferecer o (des)serviço de mudança de sexo aos transsexuais. Aos homens se é permitido uma cirurgia na qual se retira o órgão genital. Cada procedimento custa aos cofres públicos mais de R$ 12.000,00.

Para as mulheres, o SUS de São Paulo oferece a retirada de útero e seios, além de implante peniano.

O sistema que apresenta precariedades em serviços básicos se desdobra para realizar procedimentos especializados que convenhamos, não é prioridade, nem caso de saúde pública. E mais uma vez, o brasileiro é quem paga a conta.

Recomendado para você

Nenhum comentário

  • Lauro disse:

    Qualquer cirurgia é recomendada através de uma junta de profissionais, que variam de médicos a psicólogos especializados em questão de gênero.
    Do jeito que o blogueiro coloca, parece que é só chegar em um guichê do SUS e dizer que quer tirar o pênis fora ou colocar prótese peniana, o que não é verdade, existem critérios.
    Aliás, o blogueiro demonstra preconceito e desconhecimento sobre o assunto, além de afirmar que “o brasileiro é quem paga a conta”. Ora, transexuais também não estão “pagando a conta”? Também não são brasileiros? Todos nós pagamos impostos que (teoricamente) vão para o SUS, ou seja, qualquer um tem o direito de exigir atendimento médico dentro das possibilidades.
    Toda a população deve ser comtemplada com atendimento médico, e não cabe ao blogueiro, que aparentemente não tem o mínimo conhecimento do assunto transexualismo a não ser do que aprendeu através de sua religião, julgar o que é “certo” ou “errado” nesse assunto.
    Sugiro que o blogueiro escreva mais sobre os procedimentos do SUS que não são comtemplados pelo mesmo e que ceifam a vida de tantas pessoas carentes.
    Também seria interessante que o blogueiro se manifestasse quanto qual seria sua “solução” ao homossexualismo e ao transexualismo…

  • Ricardo disse:

    Sr blogueiro, a cirurgia não é prioridade para você, mas para essas pessoas é uma realização de vida. Talvez a atitude “cristã” seria respeitar a vida dessas pessoas e ser menos preconceituoso, o que você acha?

  • Júnior disse:

    E depois dizem que não há recursos para as UTI’s em estado precário de muitos hospitais.

  • Luis disse:

    A solução é conversão! Rezar e seguir os ensinamentos de Cristo!

  • Lucius disse:

    Só os gays defendem essa sacanagem!
    O que voces acham mais prioritario?
    Uma pessoa que esta na fila do SUS há dias esperando atendimento correndo o risco de morrer na fila, ou uma pessoa saudavel que quer simplesmente trocar de sexo?
    PURA INVERSAO DE VALORES! Isso é ter uma visao radical e sem amor ao proximo, depois acusam os cristaos de serem os radicais!!

  • Lauro disse:

    Lucius, não existe “mais” ou “menos” prioritário em questão de direitos na saúde. O que todos deveríamos cobrar do SUS não é “prioridades”, mas sim atendimento igualitário e de qualidade para todos, não acha?
    Todos pagamos SUS, mas infelizmente somos privados de uma série de tratamentos de saúde mais sofisticados que acabam ficando disponíveis apenas àqueles que podem pagar.
    Isso é inversão de valores.
    Se usassem toda essa energia para reclamar do SUS ao invés de seguir com pensamento contra homossexuais em geral, talvez fossem mais tolerantes com o próximo, afinal não é isso que Jesus ensinou?

  • GABRIL disse:

    COMO SE ESCREVE PARA CIRURGIA DE MUDANÇA DE SEXO

  • Adriana disse:

    é uma vergonha o sus paga para mudar de sexo ,faltando medicos e remedios no sus ,que mundo que nos vivemos hoje em

  • Marina Luísa Almeida disse:

    Sr Blogueiro estudante de jornalismo…Acho que você deveria conhecer mais o assunto para poder escrever melhor essa matéria,quanta ignorância sua,falta de informação também,aff…O SUS está de parabéns nas cirurgias para Transexuais,deveriam investir mais,se bem que está melhorando a cada vez mais…Fico feliz pelos investimentos do SUS…Transexuais também tem prioridade,pagam impostos,e há anos lutam por melhorias na sociedade e por direitos iguais…infelizmente a gnorância desse povo é grande demais,eles não buscam informações no caso e julgam as pessoas Trans.

  • CARLOS disse:

    Deus criou o homem e a mulher, já os gays deve ser obra do ******, não sou uma pessoa com preconceitos, mas esse tipo de coisa eu não aceito, mas cada tem sua livre escolha.

  • CAMILA disse:

    TOTALMENTE CONTRA DEUS FEZ O HOMEM E A MULHER

  • PAULO disse:

    É UMA FALTA DE VERGONHA , O SUS PAGAR PRA MUDAR DE SEXO E DEPOIS AINDA DA ERRADO A CIRURGIA AI ELES VÃO QUERER PROCESSA O SUS E SAI GANHANDO AINDA EM CIMA , GASTE ESTE DINHEIRO COM O POVO QUE PRECISA … OU DOE PRA QUEM VIVE PASSANDO FOME !!

  • ANA disse:

    É UMA VERGONHA !!!

  • ANA disse:

    EU ACHO QUE AS PESSOAS TINHA SE CONTENTAR COMO ELAS SAO !!! E DEIXAR O SUS PRA QUEM PRECISA , NAO POR VAIDADE MAIS SIM POR NECESSIDADE !!

  • NATALI disse:

    É FÁCIU VCS DIZEREM ISSO , É POR quê vcs nasceram no corpo certo , agora nós ñ, e é um direito nosso de querer mudar de sexo até porque nós tbm pagamos enpostos , e só queremos recuperar aquilo que foi tirado de nós … e não é contra DEUS e ai daquele que fala alguma coisaque é contra ….

  • valmir n. santos disse:

    A saúde pública do brasil está indo de mal a pior nos procedimentos básicos, más dá prioridade a quem não tem direito da mesma, para cirurgias de alta complexidade. Isso é um absurdo! sendo que o dinheiro público não pode ser destinado para cirurgias dessa natureza.
    Analisando a essência da questão: A lei que autoriza esse tipo de cirurgia está dando prioridade mais a estética do que a necessidade de uma cirurgia para eliminar alguns tipos de enfermidades adquiridas. A própria lei trata a heterossexualidade como uma doença e quer tratar através de cirurgias de inversão de sexo altamente complexas com o dinheiro público. Já que querem fazer esse tipo de aberração, que façam com os rendimentos particulares e não com o dinheiro público.

  • Carlos disse:

    SAFADEZA PÚBLICA, É A ISTO QUE CHAMO, POIS O SUS TEM TANTOS PROBLEMAS DE SAUDE PÚBLICA, E AGORA VEM ESTA SAFADEZA, ONDE OS PRÓPRIOS HOMOSSEXUAIS DIZEM QUE NÃO É DOENÇA. SE NÃO É DOENÇA, PORQUE O SUS TEM QUE FAZER ESTES PROCEDIMENTOS COM O DINHEIRO SUADO NOSSO DE CADA DIA. S A F A D E Z A PUBLICA

  • Dc disse:

    Prioridade pra mim é atender quem esta passando mal, o restante é safadeza, respeito a opção sexual de cada um, enquanto tem gestantes perdendo os bebes esperando na fila do hospital para ser atendida, os gays tão na sala de cirurgia pra rancar o (a)… sendo assim quero fazer uma cirurgia plástica pra diminuir meu nariz pelo SUS, eu pago impostos tbm rs….

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *