Encontro tem como objetivo resgatar o verdadeiro sentido da Semana Santa

Simbólica do Encontro fez referência à Última Ceia

O Retiro de Semana Santa promovido pela Comunidade Católica Shalom no ginásio poliesportivo Paulo Sarasate reuniu cinco mil pessoas em seu primeiro dia de realização.

Moysés Azevedo, fundador e moderador geral da Comunidade Shalom abriu o encontro. “Estes não são dias para a busca de mera satisfação pessoal”, disse. A Semana Santa para os cristãos compreende em dias de reflexão sobre os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

Carmadélio Souza, historiador e membro da Comunidade de Aliança em sua palestra sobre a instituição da Eucaristia salientou o gesto humilde de Jesus ao lavar os pés dos Apóstolos. “É a única passagem no Evangelho onde Jesus pede que reparem para o que ele faz”, explicou.

A quinta-feira santa marca  a instituição da Eucaristia. “Cristo, na última ceia dá a conhecer a seus apóstolos  a possibilidade de torná-lo presente em todas as épocas, todos os dias, através da eucaristia, na qual se encontra nas espécies do pão e do vinho consagrados pelo sacerdote, seu corpo e seu sangue, alma e divindade”, disse o consagrado.

A tarde prosseguiu com adoração ao santíssimo Sacramento. A hóstia consagrada passo no meio do público em um ostensório. Fábio Lima, organizador do evento considerou positivo a participação do público. “Os números são entusiasmantes e podemos até esperar mais pessoas para os próximos dias”,disse.

A programação do retiro continua com a celebração no Lava-pés na Catedral metropolitana de Fortaleza presidida pelo arcebispo dom José Antonio Tosi Aparecido Marques.

Amanhã, dia 22, o Retiro acontecerá no período da manhã, a partir das oito horas da manhã e contará com a apresentação de uma Via-sacra encenada.

SERVIÇO:

Retiro da Semana Santa Shalom

Local: Ginásio poliesportivo Paulo Sarsate

Horário: 8h às 12h

Entrada: R$ 4,00 (quatro reais)

Mais imagens:

Moysés Azevedo deu início oficialmente ao Encontro com uma palavra de acolhimento

Pe. Antonio Furtado em entrevista à uma emissora local

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles