“Comunicação que transforma vidas”. É este o mote trabalhado no seminário nacional de comunicação promovido pelas comissões episcopais pastorais para a Juventude e Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Cnbb, em Brasília.

Padre Spadaro à esquerda junto com o intérprete Ronaldo

Participam do encontro uma média de trezentos jovens que atuam nos mais diversos meios de comunicação na Igreja Católica espalhados por todo o Brasil. O tema é pertinente em tempo que as comunicações modificaram a forma de se relacionar entre as pessoas e com a religião esta transformação não foi diferente.

O seminário foi aberto com uma vídeo-conferência ministrada por Dom Cláudio Maria Celli, autoridade máxima no campo da comunicação na Igreja, direto do Vaticano. As palavras do religioso foram de entusiasmo. “Não anunciamos um produto comercial ou uma filosofia; anunciamo uma pessoa”, pontuou. O bispo ainda afirmou que os jovens brasileiros são chamados a testemunhar “a amizade de Cristo” nas redes sociais.

Já o padre Antônio Spadaro falou ao público aspectos da comunicação na ótica de uma cyberteologia, ramo de pesquisa e reflexão que cresce no meio eclesial. O sacerdote foi contundente ao afirmar que a Internet (Rede) não é um meio de evangelização, mas um ambiente no qual se deve dar bom testemunho de vida cristã. “A rede entra em nossa vida e da mesma forma, nossa vida entra na rede”, disse.

Prosseguiu citando os principais desafios apresentado aos comunicadores, destacando a pouca sensibilidade da sociedade atual em escutar. “A fé nasce da escuta”, relembrou o padre citando o apóstolo Paulo. “o jovem católico precisa escutar a Palavra de Deus e  tê-la como uma coluna sonora de sua existência”, afirmou.

Outro desafio é sair do ambiente de conexão para a realidade de comunhão. Um não implica o outro necessariamente. Ainda se faz necessário, segundo a especialista a transmissão da fé contemple a criatividade dos novos meios para que assim seja eficaz.

Jovens das várias regiões do Brasil participam das atividades do Seminário que começaram nesta sexta, dia 18.

Em breve, mais informações.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles