Os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em 2013  já começaram. Para este encontro com o papa são esperados 60 mil voluntários. Destes, 45 mil são do Rio de Janeiro.

Encontro de Bento XVI com voluntários da JMJ Madrid 2011

Alguns jovens que participaram como colaboradores em Madrid  passaram a ter encontros periódicos em vista  da JMJRio2013.

A Paróquia N. Sra. de Loreto, Vicariato Jacarepaguá,no Rio de Janeiro  sediará o Encontro de brasileiros voluntários na JMJ Madrid nos próximos dias  de 7 a 10 de junho.

O Encontro será uma oportunidade para os jovens partilharem suas experiências como voluntários na JMJ e darem suas contribuições para os trabalhos do Comitê Organizador Local da JMJ RIO2013.

Em seguida disponibilizamos  documento enviado para Dom Orani, arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organização Local da Jornada, apresentando o grupo.

– Em Agosto de 2011, estiveram presentes aproximadamente trinta voluntários brasileiros na JMJ – Madrid. Com o objetivo de nos reencontrarmos e nos prepararmos para a próxima Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro em 2013, será realizado um encontro de tais voluntários entre os dias 07 a 10 de Junho deste ano, na própria cidade do Rio de Janeiro.

Para uma melhor preparação e organização do encontro, foi formada uma equipe entre os voluntários composta de seis membros, na qual foram escolhidos pelo Frei Lucas por pertencerem a diferentes regiões do Brasil, sendo estes: Frei Lucas do Nascimento de Brasília (coordenador geral), Jaqueline Resende -de Brasília- (tesoureira), Lucas Monteiro do Maranhão (responsável pela liturgia), Talita Franco de Piracicaba (secretária), Bruna Vieira e Luzineia Santos do Rio de Janeiro (responsáveis  por manterem contato com o COL).

Assim, com o apoio da JMJ-RIO, além da programação contar com uma confraternização entre amigos, terá como principal, a confecção do tapete oficial dos voluntários da JMJ –RIO (Corpus Christi), a participação da vigília Jovens Adoradores, uma conversa sobre uma visão panorâmica das JMJ(s) com o Pe. Ramon (do setor de voluntariado da JMJ-RIO), com o Pe. Márcio (diretor do setor de comunicação da JMJ-RIO), com a Juliana Fernandes da Pastoral da Juventude do Rio de Janeiro e um possível encontro( dia 10/06, às 15h30, na Mitra Arquidiocesana do RJ) com o Dom Orani para uma benção final para os voluntários. Ainda quanto ao encontro, os voluntários ficarão hospedados em casas de famílias  de Jacarepaguá  pelo setor de hospedagem da JMJ–RIO 2013.

Na expectativa do encontro, aguardamos ansiosos para vivenciarmos essa experiência de fé e alegria. E com o coração cheio do Espírito Santo, já nos prepararmos para a próxima Jornada Mundial da Juventude.

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt. 28,19).

Com informações de Lucas  Monteiro e Paróquia Nossa Senhora de Loreto.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles