Ancoradouro

Igreja Católica na China

166 1
Por Narlla Sales, matéria publicada em junho de 2011 na Revista Brasília Católica.
Enquanto o Santo Padre pede a oração dos fieis do mundo inteiro pelos chineses, missionários arriscam a vida para anunciar o amor de Deus 

Narlla Sales é jornalista e missionária da Comunidade Católica Shalom em Brasília

Em um cenário conturbado no qual caminha a Igreja na China, o Papa Bento XVI pede orações pelo país, pelos católicos que lá residem, pelo clero e, sobretudo, para que o diálogo entre a Santa Sé e as autoridades locais seja respeitoso e construtivo, como registrou na carta aos católicos chineses em 2007. Neste mesmo ano o pontífice instituiu o dia 24 de maio, dia dedicado à memória litúrgica da Bem-Aventurada Virgem Maria, Auxílio dos Cristãos, venerada no santuário mariano de Sheshan, em Xangai, como o Dia Mundial de Oração Pela China. Este ano, em vários locais do Brasil e do mundo, a data foi marcada por orações e súplicas a Deus pela realidade do país.

A Revista Brasília Católica fez contato com uma cidadã chinesa católica, Lee JingYi, que mora na Ilha de Taiwan, situada a cerca de 200 km da costa sudeste da China. JingYi esteve em missão em alguns lugares da China e conviveu com comunidades religiosas, seminaristas e missionários que vivem no país.
Uma das aventuras que a jovem descreve é sobre o tempo que esteve com uma freira chinesa que luta há 16 anos para salvar a vida de bebês ameaçados pela política de controle de natalidade no país. A missão dessa freira, segundo JingYi , é promover o valor da vida e a Teologia do Corpo de João Paulo II.
Atualmente, a China possui mais de 1,3 bilhão de habitantes é o maior país da Ásia Oriental. É considerado, ainda, o país mais populoso do mundo. JingYi afirma que, por causa do rígido controle de natalidade imposto pelo governo, as mães são obrigadas, no nascimento do primeiro filho, a se submeterem a cirurgias irreversíveis para que não gerem mais filhos. “Se o casal tiver um segundo filho, os pais têm de pagar um valor altíssimo de multa, correm o risco de perder o emprego, têm as relações sociais prejudicadas e as crianças não têm os direitos civis básicos garantidos”, conta. Por este motivo, a jovem relata que muitas crianças são mortas ao nascerem.
De acordo com JingYi , sob os cuidados dessa freira, vivem cinco jovens mulheres grávidas, com idades de 21 a 32, que escaparam da perseguição do governo e até mesmo da própria família. “Algumas delas nunca tinham ouvido falar do Evangelho”, declara.
A missionária diz que, certo dia, ao conversar com as mulheres, que sequer sabiam quem era Jesus, sobre a Teologia do Corpo, sentiu que as palavras do Santo Padre tiveram uma ação poderosa na vida delas. “Não foi nada abstrato, nem difícil. A maravilhosa revelação sobre o plano de Amor de Deus para o homem era exatamente o que elas precisavam para iniciar um encontro com Deus que é Amor.”
De acordo com pesquisas independentes, o cristianismo tem tido um rápido crescimento e, hoje, possui entre 40 milhões (3%) e 54 milhões (4%) de seguidores. Estimativas oficiais sugerem que há apenas 16 milhões de cristãos na China.
Lee JingYi teve também a oportunidade de conhecer um seminário clandestino que funcionava em uma fábrica. “Os moradores pensavam que os rapazes eram trabalhadores da fábrica, prática comum no país”, relata. Segundo ela, o proprietário era católico e se dispôs a correr o risco de abrigar mais de 30 jovens que se preparavam para o sacerdócio.
Com toda falta de estrutura e dificuldade em manter a unidade com a Igreja Universal, para JingYi, a formação dos seminaristas na China é lenta e pobre, um dos motivos que leva o Santo Padre a sempre se dispor ao diálogo com as autoridades e a apelar orações dos fieis do mundo inteiro pelo país.
“Especialmente quando vi aqueles seminaristas, tive a impressão de estar em uma prisão, mas a alegria interior e a liberdade deles em uma condição tão limitada foi, sem dúvida, o que mais me surpreendeu. Um grande desafio para mim que estava tão contaminada pelo individualismo e conforto”, conclui.

Recomendado para você

1 comentário

  • ANTONIO LEMOS disse:

    DEUS PAI JESUS CRISTO; DEUS FILHO SOMOS NÓS; DEUS ESPÍRITO SANTO HABITA EM CRISTO E EM NÓS !!!

    Prezados irmãos(ãs) em CRISTO JESUS !

    Meu nome é Antonio de Souza Lemos.

    Palavras da Boca de DEUS em Nome de JESUS CRISTO escritas nas Sagradas Escrituras:- Jó 27.11 – “ENSINAR-VOS-EI o que é CONCERNENTE à MÃO de DEUS, e NÃO vos ENCOBRIREI o que ESTÁ com o TODO-PODEROSO.”

    DEUS em Nome de nosso SENHOR JESUS CRISTO com a Guia do ESPÍRITO SANTO, me deu os títulos de técnico em contabilidade, Bacharel em Ciencias jurídicas e Mensageiro do SENHOR nosso DEUS na terra, e, recebi de um anjo do SENHOR, Vivo, Verdadeiro e Eterno de CARNE e OSSOS a palavra “ESPINDULA” e o significado de cada Sagrada Letra para DIVULGAR nos quatro cantos da face de terra. (o anjo não era ET e nem espírito de mortos trazendo notícias do além…). Meus irmãos, TODOS VÓS se desejarem, pesquisem em qualquer dicionário existente em qualquer língua na face da terra o significado da palavra “ESPINDULA” e as Nove Letras Sábias Celestial.

    Se a ciência em geral, principalmente a ciência intelectual espiritual Teológica, que são profundos estudiosos e examinadores da Bíblia na face da terra, PROVAR À TODA HUMANIDADE que a palavra “ESPINDULA” é dos homens, teremos então a certeza absoluta e Verdadeiro que JESUS CRISTO é nosso PAI Celestial, é nosso DEUS TODO-PODEROSO, Única Pessoa Humana e Divina Celestial de Carne e Ossos, Vivo e Eterno.

    Porém, se a ciência em geral, inclusive a intelectual Teológica pelo conhecimento e entendimento da Bíblia nos quatro cantos da face da terra NÃO tiver nenhum EXPLICAÇÃO sobre a ORIGEM e o SIGNIFICADO da palavra “ESPINDULA” e o sentido das Nove Letras Sagrada. Teremos a certeza absoluta (TODA HUMANIDADE) que o Tal santo sudário é uma FALSA e FRAUDE (Mentira divulgada pelo Vaticano e o papa) nosso Rosto e o nosso Corpo é a IMAGEM Viva, Verdadeira de carne e ossos de JESUS CRISTO, …E que o homem NÃO colocou ou pisou os pés na face da lua (Mentira e FRAUDE divulgado nos quatro cantos da face da terra pela NASA, sendo uma VERGONHA MUNDIAL),…a teoria do “BIG BANG – Formação do universo e da vida (é Mentira e um grande absurdo), DEUS em Nome de JESUS CRISTO criou os Céus e a Terra e de tudo o que neles contém sómente com Palavra da Sua BOCA. A teoria da Evolução do Gênero humano – Antropóides, Hominídeos; que o Homem provém do gorila, chimpanzé, orangotango e gibão (é Mentira e um dos piores absurdo que a ciência do mal divulga na face da terra)…Somos a Imagem e a Semelhança de JESUS CRISTO)…(O, entendimento sobre a Santíssima trindade, em cuja unidade há três pessoas distintas, erro grave de matemática onde 1+1=3 (é um absurdo e a maior Mentira divulgado nas comunidades religiosa e igrejas enganando o povo de DEUS), …e que o profeta João Batista era REENCARNAÇAO de Elias ( isto é Mentira e o maior absurdo já divulgado pelos kardecistas em toda a face terra)…(ELIAS era um anjo do SENHOR na TERRA).

    O ESPÍRITO SANTO é Celestial, NÃO é Pessoa de carne e ossos, e …DEUS é ESPÍRITO também NÃO é Pessoa de carne e ossos.

    Então, está se cumprindo tudo o que está escrito nas Sagradas Escrituras, e, está CONSUMADO a Vinda do SENHOR JESUS CRISTO nosso PAI CELESTIAL, nosso DEUS TODO-PODEROSO, Única Pessoa Humana e Divina Celestial de Carne e Ossos, Vivo, Verdadeiro e Eterno, pela segunda vez na terra !!!

    ***
    “HOJE; JÁ e AGORA”

    Palavras da Boca de DEUS em Nome de JESUS CRISTO escritas nas Sagradas Escrituras:- Deuteronômio 4.39 – Colossenses 1.16 – “Pelo que HOJE saberás, e REFLETIRÁS no teu coração, que SÓ o SENHOR é DEUS em cima no CÉU, e em baixo na TERRA; NENHUM OUTRO HÁ. Porque NELE foram CRIADAS todas as COISAS que há nos CÉUS e na TERRA, VISÍVEIS e INVISÍVEIS, sejam Tronos, sejam Dominações, sejam Principados, sejam Potestades: TUDO foi CRIADO por ELE e para ELE.”

    Palavras da Boca de DEUS em Nome de JESUS CRISTO escritas nas Sagradas Escrituras:- Isaias 48.6,7. – “JÁ o tens OUVIDO: olha bem para TUDO ISTO; porventura não o ANUNCIAREIS? Desde AGORA te FAÇO OUVIR COISAS NOVAS e OCULTAS, que NUNCA CONHECESTES. AGORA são CRIADAS, e não desde então, e ANTES deste DIA não as OUVISTE, para que NÃO DIGAS: Eis que JÁ eu as SABIA.”

    Palavras da Boca de DEUS em Nome de JESUS CRISTO escritas nas Sagradas Escrituras:- Isaías 33.10 – “AGORA me LEVANTAREI, diz o SENHOR: AGORA me LEVANTAREI a MIM MESMO, AGORA serei EXALTADO.”

    “ESPINDULA” Palavra de origem Celestial

    O significado da palavra “ESPINDULA” é …o nosso Refúgio é JESUS CRISTO, e a origem da palavra “ESPINDULA” é Celestial, porque cada Sagrada Letra tem um sentido;

    ESPÍRITO;
    SANTO;
    PAI;
    INESCRUTÁVEL;
    NASCIDO;
    DIVINDADE;
    UNICO;
    LAR, CASA, ESPERANÇA; e
    AMOR.

    Palavras da Boca de DEUS em Nome de JESUS CRISTO escritas nas Sagradas Escrituras:- a João 14.17 “O ESPÍRITO de VERDADE, que o MUNDO não pode RECEBER, porque não o VÊ nem o CONHECE: mas VÓS o CONHECEIS, porque HABITA convosco, e ESTARÁ em VÓS.” – ” ESPÍRITO ”

    Palavras da Boca de DEUS em Nome de JESUS CRISTO escritas nas Sagradas Escrituras:- Lucas 1.35 “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o ESPÍRITO SANTO, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o SANTO, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.” – ” SANTO ”

    Palavras da Boca de DEUS em Nome de JESUS CRISTO escritas nas Sagradas Escrituras :- João 14.6 “Disse-lhe Jesus: EU SOU o CAMINHO, e a VERDADE e a VIDA. Ninguém VEM ao PAI, senão por MIM. ” – ” PAI ”

    Palavras da Boca de DEUS em Nome de JESUS CRISTO escritas nas Sagradas Escrituras:- Hino de Adoração – Aos Romanos – 11.33 ” Ó profundidade das RIQUEZAS, tanto da SABEDORIA, como da CIÊNCIA de DEUS! Quão INSONDÁVEIS são os seus JUÍZOS, e quão INESCRUTÁVEIS os seus CAMINHOS!” – ” INESCRUTÁVEL ”

    Palavras da Boca de DEUS em Nome de JESUS CRISTO escritas nas Sagradas Escrituras :- O nascimento de Jesus – Lucas 2.11 “Pois , na cidade de Davi, vos NASCEU HOJE o Salvador, que é Cristo, o Senhor. ” – ” NASCIDO ”

    Palavras da Boca de DEUS em Nome de JESUS CRISTO escritas nas Sagradas Escrituras :- A IDOLATRIA e DEPRAVAÇÃO dos GENTIOS – Aos Romanos – 1.20 ” Porque as suas coisas INVISÍVEIS, desde a criação do mundo, tanto o seu ETERNO PODER, como a sua DIVINDADE, se entendem, e CLARAMENTE se VÊEM pelas coisas que estão CRIADAS, para que eles fiquem INESCUSÁVEIS; ” – ” DIVINDADE ”

    Palavras da Boca de DEUS em Nome de JESUS CRISTO escritas nas Sagradas Escrituras:- A fé em Jesus e as suas consequências – I João 5.7 ” Porque TRÊS são os que testificam no céu: o PAI, a PALAVRA e o ESPÍRITO SANTO; e estes TRÊS são UM.” – ” UNICO ”

    Palavras da Boca de DEUS em Nome de JESUS CRISTO escritas nas Sagradas Escrituras:- Tito 1.2 ” Em ESPERANÇA da VIDA ETERNA, a qual DEUS, que NÃO pode MENTIR, prometeu antes dos tempos dos séculos:” – ” ESPERANÇA ”

    Palavras da Boca de DEUS em Nome de JESUS CRISTO escritas nas Sagradas Escrituras:- I João 2.5 ” Mas qualquer que guarda a sua PALAVRA, o AMOR de DEUS está nele VERDADEIRAMENTE aperfeiçoado: nisto CONHECEMOS que estamos NELE. ” – ” AMOR ”

    * INSONDÁVEIS :- Aquilo que não se pode conhecer, Enigmático, Misterioso, Inexplicável
    * INESCRUTÁVEIS :- Caminhos Impenetrável, ter a percepção do que é invisível aos olhos dos outros; Indiscutível, Incontestável que não se pode indagar, Incompreensivo
    * INESCUSÁVEIS:- Indesculpável que não se pode desculpar por deixar de fazer, não pode se retratar
    * Aos Romanos: – Roma cidade onde foi EDIFICADA a primeira igreja de JESUS CRISTO, e foi REJEITADA pelos EDIFICADORES; Capítulo 11 número de JESUS CRISTO; e Versículo 33 idade de JESUS CRISTO.
    * ANÁTEMA:- Maldito, excomungado, execrado, abominável

    Palavras da Boca de DEUS em Nome de JESUS CRISTO escritas nas Sagradas Escrituras:- Filipenses 2.10,11. – “Para que ao NOME de JESUS se DOBRE TODO o JOELHO dos que estão nos CÉUS, e na TERRA, e DEBAIXO da TERRA, e TODA a LÍNGUA confesse que JESUS CRISTO é o SENHOR, para Glória de DEUS PAI.”

    Palavras da Boca de DEUS em Nome de JESUS CRISTO escritas nas Sagradas Escrituras :- I Coríntios. 16.22 ” Se ALGUÉM não AMA ao SENHOR JESUS CRISTO, seja ANÁTEMA; MARANATA.” ” O SENHOR VEM ”

    Palavras da Boca de DEUS em Nome de JESUS CRISTO escritas nas Sagradas Escrituras:- Apocalípse:- 1.8 “EU SOU o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o SENHOR, que É, e que ERA, e que HÁ de VIR, o TODO-PODEROSO.” – “HÁ DE VIR O TODO PODEROSO nosso SENHOR JESUS CRISTO”

    Estejamos TODOS NÓS, sem ACEPÇÃO de PESSOAS nos quatro cantos da face da terra, constantemente em ORAÇÃO na Presença Absoluta de DEUS em NOME de nosso SENHOR e SALVADOR JESUS CRISTO com a Guia do ESPÍRITO SANTO.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =