Evento aconteceu na sede da OAB-CE

Aconteceu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil,seção Ceará , na manhã desta quinta-feira, 23,  o lançamento da Campanha “Sua Vida depende do seu voto”, uma ação suprapartidária que busca conscientizar os eleitores acerca dos candidatos pró-vida. “A proposta é estimular os candidatos a revelarem seus pontos de vista sobre o tema e refletirem sobre políticas públicas voltadas para as mulheres grávidas, que estão em situação de risco e não têm a quem recorrer”, revelou o Vice Presidente do Movimento Nacional Brasil Sem Aborto, Jaime Ferreira Lopes, que veio especialmente para o evento que aconteceu em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos.

Leia também: Eleições 2012] Cientista política comenta opinião de candidatos

Na programação, apresentação cultural de coral infantil, exibição de vídeo sobre o histórico do Movimento Nacional de Cidadania pela Vida Brasil Sem Aborto e a fala dos integrantes da mesa que foi presidida pelo secretário de Direitos Humano da OAB Fernando Ferrer. “Esse é um movimento apartidário. Na OAB, toda semana trazemos um dos candidatos a prefeito e dentre os temas tratados está o aborto”, disse Ferrer.

Confira o resumo das falas

Luis Eduardo Girão, empresário

“Este é um momento histórico pois pela primeira vez operacionalizamos esta campanha. Este tema precisa vir à tona. Nos Estados Unidos por exemplo, o tema divide a opinião da população e nas eleições passadas só houve segundo turno por conta da temática. Debater o aborto é sinal de maturidade”, disse o empresário.

Magnólia Almeida, representante do Movida

A representante do Movimento pela Vida no Ceará Magnólia Almeida apresentou os documentos que foram entregues aos participantes. Entre eles, uma cronologia detalhada da tentativa de legalizar o aborto em vários países do mundo, entre eles, o Brasil.

Marília Bittencourt, representante do Movimento Jovens pela Vida

A jovem falou sobre a necessidade do empenho de todos nesta luta em defesa da vida. “Precisamos nos empenhar não apenas no papel, mas de coração”, convocou Marília.

Jaime Freire Lopes , Vice presidente do Movimento Brasil sem Aborto

“Existem argumentos científicos que advogam em favor da vida”, disse Jaime Lopes. “Deve ficar claro que a defesa da vida ultrapassa a argumentação religiosa”, ressaltou.

Jaime defendeu que todos tem a liberdade de se posicionar contra ou a favor ao aborto. “Diz-se que a mulher tem direito sobre o seu corpo. De fato! A mulher tem o direito sobre o seu corpo, mas não sobre o corpo do feto que está no seu ventre”, esclareceu.

“Não há nada mais retrógrado e atrasado do que defender que uma cureta extirpe a vida no ventre de uma mulher”, parafraseou o vice-presidente à feminista Heloísa Helena em sua fala.

 

Auditório da OAB ficou lotado.

O ativista  apresentou em sua argumentação a pesquisa Datafolha de 2010 que demonstra que 71% da população brasileira é a favor da manutenção do atual Código Penal no que diz respeito ao aborto.

 Novo Código Penal

O conferencista foi enfático ao falar sobre o Novo Código na temática relacionada ao aborto. “Vemos que foi montada uma proposta capciosa. Aos poucos inserem cláusulas que permitem o alargamento  da prática do aborto”, disse.

“Cadê os grupos feministas que não se manifestam contra a prática de assassinato dos fetos femininos na China, onde não se é permitido”?, questionou.

Ainda falando sobre o novo Código Penal Jaime tocou no trecho que pretende tipicar a eutanásia. “Que tipo de sociedade queremos construir, querendo legalizar a morte”? ontinuou indagando.

A vida depende do seu voto

O movimento lança a campanha e está dentro dos movimentos que buscam conscientizar os eleitores. “É uma campanha apartidária e supra-religiosa”, esclareceu. A campanha está em sua quarta edição e pretende crescer a cada eleição.

Como funciona a Campanha

Primeiro será enviado uma carta a todos os candidatos a vereador do municípios explicando a Campanha. O passo seguinte é a assinatura de um termo de compromisso do candidato firmado em cartório.

 

Facsímile do Termo de Compromisso

Termo de compromisso

Eu,____________________________________________________________________________________
nome conforme carteira de identidade
________________________________________________________________________________
nome como consta no registro da candidatura no TRE
Residente _______________________________________________________________________________
rua ou avenida e nº
________________________________ ____________________________ _________________
bairro ou centro município estado
________________________ _________________________ _________________________
cep telefone fixo celular
_______________________________________________________________________________________
email, se tiver
________________________________________________________________________________
site, se tiver
______
Candidato ao cargo de __________________________________________ ___ pelo Partido____________
________________________________________ _______________________________________
número do candidato nome da Coligação
por meio deste instrumento, firmo o meu compromisso de, se for eleito, defender a vida humana desde a sua concepção, comprometendo-me a implementar, no âmbito do meu município, políticas públicas de apoio à maternidade, especialmente durante, o período gestacional e na primeira fase da infância, bem como me opor a toda e qualquer ação governamental nos âmbitos estadual e federal, que tenha como objetivo promover o aborto no caso de estupro, sem boletim de ocorrência (BO) ou através da distribuição da pílula do dia seguinte (efeito abortivo químico) ou ainda sob o pretexto de aconselhamento para evitar morte materna. Comprometo-me ainda a me opor a toda e qualquer propaganda visando a legalização do aborto no Brasil.
Outrossim, autorizo a publicação por todos os meios , inclusive na Internet, deste termo de compromisso.
_______________________________, ___________ de _________________ de 2012.
Local Dia Mês

Debate 

Hoje, às 19h haverá debate sobre  a descriminalização do aborto na TV O POVO, canal 48.

 

Em breve mais atualizações

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles